Economista estima que Lava Jato destruiu 4 milhões de empregos

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Em artigo publicado no site da revista CartaCapital, o professor do Instituto de Economia da UFRJ, João Sicsú, avalia que “os efeitos negativos da operação Lava Jato podem explicar o desemprego de cerca de 3 a 4 milhões de trabalhadores” brasileiros.

“Algumas consultorias divulgaram estudos que avaliam que do resultado negativo do PIB de 3,8% em 2015 e de 3,6% em 2016, estima-se que a operação é responsável por entre 2 e 2,5 pontos percentuais da queda de cada ano. Em outras palavras, se não fosse a Lava Jato, a recessão de cada ano teria sido algo em torno de 1,5%”, diz ele.

Sicsú lembra que “a Lava Jato não causou somente efeitos malignos diretos, tais como na empreiteira OAS que tinha 120 mil trabalhadores e, hoje, tem 30 mil, ou sobre a Engevix, que tinha 20 mil empregados e, agora, possui somente 3 mil. Nem causou efeitos negativos somente reduzindo a oferta de vagas de trabalho na construção civil e na indústria”.

“Os efeitos da Lava Jato começam nas empresas envolvidas pela operação, mas se espalham por toda a economia chegando até o mercado informal de trabalho (por exemplo, quando o desempregado egresso da OAS dispensa os trabalhos da sua diarista)”, explica (Brasil 247)

 

 

Related Posts

3 comentários

Reginaldo M. Braga 28 de março de 2017 - 23:13

Se o efeito da Lava Jato gerou de 3,a 4 milhões de desempregados ;os outros 9 milhões que estão sem trabalhos que é o culpado afinal Sr. professor, a operação Lava Jato veio para começar a limpar o país de tantas roubalheira e corrupção que os bandidos de colarinho branco submeteram aos cofres da PETROBRAS e tantas outras estatais, mais como a muitos que não querem que a Lava Jato siga em frente, o que se sabe hoje que muitos políticos com rabo preso estão tentando barrar a LAVA JATO e denegrir a imagem dos procuradores e do Ex. JUIZ SERGIO MORO, isso é uma vergonha; Mas o povo brasileiro não vai permitir que esses corruptos, barrem a LAVA JATO! BRASIL VERDE-AMARELO #foracorruptos #políticosincompetentes.

Responder
Rosangela amorim 28 de março de 2017 - 17:08

Não foi a Lava Jato que destruiu quatro milhões de empregos, a Lava Jato só existe porque uma quadrilha tomou a Petrobrás de assalto, portanto, quem destruiu os empregos foram os quadrilheiros, e não foram quatro milhões, foram treze milhões

Responder
Savio 28 de março de 2017 - 13:47

Tu é um banana mesmo. Único mau desse país é a corrupção e tu vem falar q é a lava jato?
Faça-me o favor e muda de profissão…

Responder

Deixe um comentário