Está previsto para o dia 8 de abril o lançamento do edital de convocação das eleições para a nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolina (Sertão do São Francisco). Com mais de 30 mil associados, o STR de Petrolina é o maior de Pernambuco e o terceiro do Nordeste em número de associados.
Segundo Cleiton Alves, presidente da comissão eleitoral da disputa da entidade, atualmente estão aptos a votarem cerca de 7 mil associados, mas esse número será bem maior em junho quando acontecer as eleições previstas para o inicio de junho. “Estamos trabalhando desde o dia 18 de fevereiro atualizando a lista de votação das empresas rurais e a atualização dos sócios nas comunidades do interior que estão em dia com o Sindicato”, disse.
Além de Cleiton, integram também a comissão Rosimar Lopes Andrade e Josenilson Silva que trabalham na comissão. O objetivo do trabalho da equipe é tornar o processo o mais organizado possível. “Trabalhamos para que o processo tenha lisura. Somos o maior sindicato de trabalhadores rurais de Pernambuco e o terceiro maior do Nordeste. Somos uma referência para o País”, ressaltou Cleiton Alves.
Com o lançamento do edital das eleições, os interessados em disputar o comando do STR petrolinense já poderão se inscrever, mas só podem disputar sócios com no mínimo um ano de associado à entidade. “A comissão eleitoral está se organizando para termos um processo eleitoral tranquiilo e uma nova diretoria em 2013. O comando atual do STR fica até o dia 27 de julho ”, explicou Alves.
Cleiton ressalta que o trabalho maior para a equipe que coordena é a organização do processo para não chegar na hora da eleição tendo que fazer atualização de cadastro. Serão disponibilizadas 77 urnas, uma ficará na sede do STR localizado na Avenida das Nações, Bairro Gercino Coelho e as outras nos núcleos cadastrados pela STR em comunidades da zona rural.
“A votação ainda será manual, em cédulas de papel, mas no próximo pleito as eleições do STR já serão informatizadas”, revelou o presidente da comissão eleitoral
O presidente espera que os candidatos e chapas que disputarão o comando do STR de Petrolina trabalhem propostas, projetos, que venham melhorar a vida do agricultor familiar e do trabalhador rural assalariado para que não venha parar no tempo.
“O sindicato hoje tem uma história. Estamos aqui bem alicerçados numa estrutura existente em poucos prédios em Petrolina, o que é um orgulho para nós que somos trabalhadores e trabalhadoras da agricultura familiar”, concluiu Cleiton.
Blog do Banana