Com os bons resultados no combate a evasão escolar, o município avança para a conquista de mais um Selo Unicef
Os últimos seis anos ficarão marcados na história de Petrolina como o período que a cidade mais avançou. Na área de Educação, por exemplo, esse crescimento é nitidamente perceptível e é resultado de investimentos e ações que garantem aos estudantes da rede municipal um ensino de qualidade. Prova disso é que, a atual gestão celebra mais uma importante conquista: a de ter atingido 100% da meta de rematrículas estabelecidas pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), no programa Busca Ativa Escolar. O trabalho realizado em Petrolina age no resgate de alunos que abandonaram as escolas municipais, assegurando o direito da criança e do adolescente à educação.
Neste ano, o UNICEF estabeleceu para Petrolina a meta de 120 alunos resgatados até março de 2023. Entretanto, sete meses antes do prazo, o município alcançou o resultado – o marco é um importante passo para a conquista do Selo UNICEF, que premia boas práticas na Educação Básica. Estes alunos inseridos na plataforma do programa serão acompanhados durante um ano para garantir não só sua permanência na escola, mas também sua evolução educacional e a resolução dos problemas que os afastaram da escola.
A campanha de rematrícula em Petrolina foi um processo dinâmico que envolveu os diversos setores da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (Seduce), em parceria com todas as escolas do município. A secretária de Educação, Cultura e Esportes, Rosane da Costa, comemora a meta atingida e destaca que o resultado é fruto do trabalho realizado por uma equipe, que demonstra diariamente muita dedicação e compromisso com o desenvolvimento educacional do município.
“Lugar de criança é na escola. É por isso temos trabalhado de forma permanente para garantir um futuro promissor para nossos alunos. Alcançar esse resultado é motivo de orgulho para a rede municipal que trabalha de forma incansável no enfrentamento da evasão escolar, fazendo com que meninos e meninas tenham direito à educação. Continuaremos com o mesmo empenho para que esses estudantes se mantenham frequentes nas escolas e assim tenham um futuro brilhante pela frente. Essa é a metodologia implantada pela gestão, que vislumbra dias melhores para todos os alunos. Que outras marcas positivas sejam alcançadas”, enfatizou Rosane.