Em reportagem na última quarta-feira (26), o Jornal Nacional, da Rede Globo, apresentou resultados da Pesquisa Nacional por Amostra a Domicílio (PNDA), do IBGE. Segundo os dados, as mães brasileiras enfrentam sérias dificuldades para colocarem seus filhos em creches públicas. São aproximadamente um milhão e trezentas mil crianças fora das salas de aula nas idades entre 4 e 5 anos.
Em Petrolina, a realidade não é a mesma. Com iniciativa da Gestão Municipal em parceria com a comunidade, em menos de dois anos já foram inauguradas 80 creches públicas que atendem crianças de 0 a 6 anos de idade. Segundo informações da Prefeitura, até o final do ano devem ser inauguradas 100 unidadades. O Programa ‘Nova Semente’ atende 60 crianças durante 12 horas por dia (de 6h as 18h) com cinco refeições diárias, acompanhamento pedagógico, odontológico, psicológico e auxílio de outros profissionais.
Segundo os dados da PNDA, nos últimos anos o Brasil teve uma queda de 0,3% de crianças na fase da primeira infância que estejam matriculadas em creches públicas. Em Petrolina, somente nas unidades do Nova Semente já são 4.800 famílias beneficiadas, somadas a mais 180 crianças por unidade acolhimento “Proinfância” na cidade e outras instituiçoes. Esses números representam um avanço enorme na história da educação infantil na cidade. O objetivo da prefeitura é que o ensino oferecido pelo Nova Semente para as crianças assistidas pelo programa seja igual aos alunos das escolas privadas.
Os investimentos em educação infantil tem trazido bons resultados. “Meu filho de apenas 5 anos já sabe ler e escrever. Ele ensina o irmão mais velho de 7 anos a fazer as tarefas”, afirmou Sirleide Rodrigues, mãe de Eduardo Rodrigues que estuda em uma das unidades do programa.
Segundo pesquisas, em 2008 apenas 48% das crianças eram alfabetizadas em Petrolina. Em 2011 esse percentual subiu para 70%, no primeiro ano. O crescimento comprova o investimento em educação de qualidade, principlamente nas idades inciais onde a creche se torna um local de interações com o mundo. “A creche não é apenas um lugar para que a criança possa se desenvolver cognitivamente. A educação, cuidado e carinho dispensados nesta fase inicial é muito importante para a formação do cidadão”, esclareceu o psicólogo do Instituto Alfa e Beto, Pedro Pires.
Dando prosseguimento ao bom desenvolvimento dessas crianças, uma equipe com nove psicólogos do Instituto Alfa e Beto, estão acompanhando a rotina das unidades Nova Semente. “Nós sentamos com as crianças, fazemos as refeições com elas, sem perder de vista a observação de como a unidade funciona neste momento”, explicou a diretora de projetos para primeira infância, Denise Rocha. Dentre as atividades, está a aplicação do Ages and Stages Questionnaires (ASQ), inventário desenvolvido em 1997 nos Estados Unidos e vem sendo utilizado em diversos países, como os Estados Unidos, França, Espanha, Dinamarca, Noruega, Quênia, Zâmbia, China, Coréia, Chile e Equador que validaram o instrumento para avaliar o desenvolvimento de suas crianças. No Brasil, a pesquisa está sendo aplicada pela primeira vez em Petrolina e Rio de Janeiro. A psicóloga americana, Bridget Hatfeild, da Universidade de Virginia, nos EUA, está treinando a equipe para desenvolvimento da metodologia ‘Class’, que ensina os professores a trabalhar o relacionamento interpessoal mais eficiente, através de teorias efetivas.
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