Uma educação mais forte se faz com alunos em sala de aula, aprendendo de forma contextualizada, integral e inclusiva. Visando garantir o direito a educação pública de qualidade para milhares de estudantes e combater a exclusão escolar, a Prefeitura de Petrolina lança nesta quarta-feira (20), um programa de busca ativa voltado para crianças e jovens em situação de exclusão escolar, na faixa etária de 4 a 17 anos.
O Projeto Busca Ativa Escolar será coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, em parceria com outras secretarias municipais, instituições e órgãos ligados ao campo da infância e adolescência, do município. A iniciativa é totalmente intersetorial e a equipe é composta de um comitê gestor e um comitê de campo, que cadastrados em uma plataforma digital enviarão alertas de crianças fora da escola para visita domiciliar e encaminhamento para rematrícula pela secretaria.
Já foram cadastrados 150 agentes comunitários no município. A relação conta com gestores escolares (município, estado, particular) técnicos e apoiadores CRAS, agentes de saúde, Conselho Tutelar, Conselho da Mulher, entre outros. O Programa Busca Ativa Escolar é u m dos resultados sistêmicos obrigatórios para conquista do selo UNICEF 2017/2020.
O evento será promovido no auditório do Hotel do Grande Rio, Centro, às 9h, aberto ao público.
Ascom