Os professores da Escola Municipal Luiza de Castro, em Petrolina, participaram na última semana do processo de formação continuada do Programa Mente Inovadora. Realizado em diversas cidades brasileiras, Petrolina é uma das quatro cidades pernambucanas selecionadas para o projeto que resultará em um estudo elaborado através do desempenho acadêmico dos mais de 1.800 estudantes com a aplicação de metodologias baseadas nas habilidades da ética, emocional, social e cognição.
O processo desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Secretaria de Educação, é aplicado por capacitadoras do Mind Lab – organização especializada em sistemas de aprendizagem –, responsável pelo desenvolvimento da metodologia baseada nos pilares de Jogos de Raciocínio, Métodos Metacognitivos e Professor Mediador. “Esse é um processo que tem sido desenvolvido ao logo dos anos em diversas partes do país e com focos internacionais. Pela primeira vez, chegamos a Petrolina com a meta de transmitir essa metodologia que será aplicada em sala de aula com os alunos do 1º ao 5º ano e ver como essas habilidades podem modificar os alunos e melhorar seu aprendizado”, explicou a Gestora Pedagógica, Fernanita Martins.
A formação acontecerá durante quatro meses, sendo finalizada no mês de novembro. O primeiro encontro teve a carga horária de 16h, e os próximos encontros mensais corresponderão a 2h totalizando 24h. “É um momento ímpar para Petrolina que participa desse processo de projeto-piloto e servirá, ao final do estudo, como base para aplicação de novos processos de aprendizagem”, acrescentou a Gestora da Escola Luiza de Castro, Eli Gonçalves Rocha.
Segundo Fernanita Martins, uma das formas de avaliar o processo de aprendizado dos estudantes com o novo método será o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), prova escrita aplicada todos os anos e normalmente usada para avaliação dos cursos de ensino superior brasileiro. A previsão é que os resultados do estudo devam ser publicados e entregues ao município de Petrolina no início do ano de 2013.
“A escola está passando por um projeto inovador no qual o trabalho compreende um novo método de aprendizado visando dar ainda mais subsídios aos nossos alunos para que estejam prontos ao assumir responsabilidades em um mundo cada vez mais complexo e que exige muito mais de nós”, concluiu a professora do 4º ano, Juliane Ferreira de Santana.
Blog do Banana