A pré-campanha da cidade de Afrânio estava polarizada entre o grupo do prefeito, Rafael de Peron (PSB), e o do ex-deputado Adalberto Cavalcanti (Podemos). Porém, poderá ter uma terceira via na eleição majoritária. O projeto tem como padrinho o deputado Lucas Ramos (PSB) que conseguiu juntar um grupo de pré-candidatos a vereadores, como: Marcelo da Geo, Zé Nilton de Poção, Professora Socorro, Maria José, Erasmo, Zé Ivan, Jezin de Arizona, Pedrinho de Extrema, Pedrinho de Barra e Pastor Edilson e João Batista de Triunfo.
Com os vereadores de mandato da base governista pressionando o prefeito Rafael de Peron para barrar o grupo de pré-candidatos do PDT, o rompimento está praticamente consolidado com o gestor. Isso seria uma mão da roda para o ex-prefeito Adalberto Cavalcanti que diminuiria o seu caminho para chegar a prefeitura, já que o grupo hoje liderado pelo deputado Lucas levaria uma boa fatia do grupo de Rafael de Peron.
O PDT já está ativando o eu diretório em Afrânio para dar legitimidade às pré-candidaturas na proporcional e na majoritário com aval de uma boa parcela da população da”Capital do Doce de Leite”.