“chega de tantas atrocidades, prefeito”
Os professores de Cabrobó, em Pernambuco, voltaram a cobrar do prefeito, Galego de Nanai, o pagamento dos precatórios. Na manhã desta segunda (11), eles vão se manifestar em praça pública para pressionar o gestor a cumprir com a legislação federal que garante o pagamento integral dos juros dos precatórios, direito adquirido que o prefeito se nega a cumprir.
Esses professores travaram uma luta pelo cumprimento de direitos, uma vez que, um Projeto de Lei do Executivo pretende reter os juros de precatórios da categoria e os educadores lutam contra o PL que quer confiscar os juros de rateio dos profissionais de educação do município.
Em uma alvorada, na manhã deste domingo (10), os professores usaram um carro de som, que circulou na cidade, para informar a população do que está acontecendo. O texto frisou a todo o tempo “Plano de Cargo e Carreira rasgado, desconto de previdência de aposentados é ato de covardia. No desgoverno atual piso vira teto, pois vivemos a pior gestão dos últimos anos, a do faz de conta, que só está para iludir, enganar e destruir direitos e sonhos”.
O grito ecoou na cidade. “Chega de tantas atrocidades prefeito, Galego de Nanai, queremos nossos reajustes integrais, conforme a lei do piso e progressão da carreira, nós professores, não merecemos ter um Plano de Cargos e Carreira destruído”, e seguiu com um questionamento. “Prefeito por que tanto ódio dos professores?”.
Os professores alegam que o prefeito elaborou o Projeto de Lei nº 23/2023 com a finalidade de confiscar os juros do precatório da classe e isso é um afronte à sociedade em geral. “Cabrobó na palma da mão, acorde povão, acordem jovens. O IDEB do município caiu, isso já é fruto da desvalorização dos professores. Os juros do precatório são nossos”, salienta a categoria em uma chamada pública no carro de som.
Uma professora alega que o prefeito faz festa na cidade para ludibriar a juventude. “O prefeito só faz festa na cidade para tentar conquistar o eleitorado juvenil, é só isso que ele sabe fazer. Ele mesmo fala nos quatro cantos da cidade que vai se reeleger de goleada com o voto da juventude. Esse é o seu discurso e ele quer conquistar esses votos com festas e não com investimentos para este público que sofrerá as consequências deste desgoverno que não investe no futuro de nossos jovens”.
Cabrobó que esta segunda completa 95 anos de emancipação política, e de acordo com um cabroboense, nascido e criado na cidade, “é a primeira vez que Cabrobó só ganha festa de presente, não tem um investimento social, ou nas áreas de saúde, educação e infraestrutura para comemorar”.
A programação festiva em comemoração ao aniversário da cidade foi antecipada para este domingo e oportunamente os professores também realizaram esta manifestação pública.
Diante do PL do Executivo, os professores também estão atentos aos vereadores, já que são eles que aprovação ou reprovam os projetos que deverão ser executados no município. “Pedimos a sensibilidade do Legislativo Municipal e a reprovação deste projeto que implica na obstrução de direitos dos profissionais do magistério em Cabrobó”.
Os entrevistados pediram sigilo de suas identidades porque temem repressão do governo municipal. “É ditatorial”.
Veja mais: AQUI
Vereadores de Cabrobó adiam votação do PL que pretende confiscar juros de precatórios da Educação
Da Redação