Em artigo história de Dr Aloísio é retratada, mas o médico não descarta concorrer a prefeitura de Araripina

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset
Natural de Picos, no Piauí, Dr. Aluízio Coelho tem uma conexão especial com Araripina. O médico contabiliza uma média de 7 mil partos entre o Hospital e Maternidade Santa Maria e a Casa de Saúde São José. Defensor dos valores cristãos, ele desenvolve trabalhos filantrópicos nas comunidades do município. Em 13 anos se dedicando pessoal e profissionalmente à cidade, ele foi o segundo colocado na eleição de prefeito em 2016, com 13.732 votos.
TRAJETÓRIA
Nunca houve outro sonho de infância senão ser médico. Dr. Aluízio era fascinado por ver criança nascer e tinha a obstetrícia como desejo definido desde muito cedo. Nos tempos de faculdade, nunca fez outro vestibular que não fosse para medicina. Em janeiro de 2010, o médico recebeu um convite que mudou o seu caminho – e de muita gente. Devido ao falecimento do médico Valdemir Lacerda, o saudoso Dr. Mimi, o Hospital e Maternidade Santa Maria o convidou para dar um plantão. Ele aceitou o convite e esse “plantão” já dura 13 anos.
No início, além do trabalho no HMSM, ele atuou no PSF da Vila Santa Maria. Posteriormente, foi convidado para ser o médico do Araripina Futebol Clube, onde desempenhou um trabalho filantrópico. No ano de 2012, ele iniciou os trabalhos sociais nas comunidades do município, a exemplo da Serra da Torre, IPA, Sítio Santa Rosa, Alto da Boa Vista, Cavalete, José Martins, entre outras. Nessas ações, ele atendia a população numa unidade móvel junto de sua esposa, a também médica Janaínna Soares. Em 2014, o presidente do MDB de Pernambuco, Raul Henry, o convidou para se filiar ao partido, cujo aceite foi seguido da ideia de se candidatar a prefeito nas próximas eleições municipais.
Dr. Aluízio nasceu num berço político. Seu pai foi prefeito de Patos, no Piauí, por três vezes. Uma irmã foi vice-prefeita e outra, presidente da câmara. Apesar do cenário político favorável no Piauí, foi em Araripina, através do contato com a população carente nas ações sociais, que ele viu despertar, de fato, o desejo de se candidatar. O médico disputou a eleição de 2016 ficando em segundo lugar com quase 14 mil votos – êxito que nem mesmo candidatos araripinenses atingiram. Além do trabalho na sua clínica, a Medical Center, ele já realizou uma média de 7 mil partos entre o Hospital e Maternidade Santa Maria e a Casa de Saúde São José, além de prestar inúmeros atendimentos filantrópicos nas comunidades.
PANDEMIA
A pandemia do covid-19 impactou o mundo inteiro, trazendo à tona muitas questões sensíveis. Dr. Aluízio afirma que o período proporcionou intensa reflexão sobre a efemeridade da vida e a prática dos valores cristãos. Tendo a família como base, o médico se afastou das atividades profissionais por dois meses, se dedicando, integralmente, à sua esposa e suas filhas, num momento de união e fortalecimento espiritual. Ele avalia a pandemia como um grande aprendizado, principalmente em relação aos valores praticados por uma sociedade que despreza os princípios cristãos e que tem uma cosmovisão destoante dos ensinamentos bíblicos.
PERSPECTIVAS
Focado no que acredita e defende, Dr. Aluízio prospecta uma atuação assídua tanto na medicina, incluindo os trabalhos filantrópicos, quanto na política, desde que a condição não seja negociar os seus valores preponderantes. Dentre os projetos futuros está a retomada do programa “Mãos que Ajudam”, da Medical Center, que promove a realização de ultrassons e exames nos bairros – cuja ação não está linkada ao poder público.
Fazendo uma análise sobre Araripina, o médico afirma que a cidade tem potenciais inestimáveis, como energia eólica, energia solar, posição geográfica privilegiada, jazida de ferro na divisa com o Piauí, polo gesseiro, mandiocultura e, agora, o polo da saúde com a chegada da faculdade de medicina que, inclusive, impulsionou o crescimento do setor imobiliário. Em relação à uma eventual candidatura para prefeito, ele afirma que a possibilidade não é descartada, mas salienta que não faria acordos escusos, que possam macular sua imagem e seus princípios. Diz, contudo, que se o grupo político escolher seu nome em consenso, com autorização do gestor e aprovação da população, ele assume o desafio desde que seja algo espontâneo e consoante com seus valores.
Dr. Aluízio tem um norte de vida em Eclesiastes 3:1, que diz que “tudo tem o seu tempo determinado e há tempo para todo propósito debaixo do céu”. Com base nesse pilar, ele não coloca nada a frente de seus princípios cristãos e entende que, muitas vezes, o nosso tempo não é o tempo de Deus.
FOTOS
PRÊMIO SOU DESTAK ARARIPINA
O médico Aluízio Coelho, é uma das personalidades referenciada pelo Portal de Notícias Araripina em Foco, no projeto Sou Destak.
(Portal de Notícias Araripina em Foco)

Related Posts