Em carta a Joaquim Levy, deputado Osvaldo Coelho reivindica ação política para a região do semiárido

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagem 1O deputado Osvaldo Coelho (DEM-PE) enviou uma carta para o ministro da fazenda, Joaquim Levy, reivindicando ação política que beneficie a região do semiárido. No documento, o parlamentar afirma ser preciso interromper esse círculo vicioso e perverso de taxas de juros altas, prazos inadequados de amortização, endividamento dos produtores impossibilitando-os de tomar novos financiamentos e também de repactuar suas dividas.

Osvaldo Coelho além de apontar que considera um erro as taxas de juros exorbitantes aplicadas aos empreendedores do semiárido, ele também reclama dos encargos cobrados pelas dividas acumuladas resultantes dos financiamentos concedidos pelo BNB até 31 de dezembro de 1999. Tal fato para o deputado, tornaram as dívidas impagáveis.

De acordo com o parlamentar, a constituinte de 1988 quando criou o FNE (Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste), tinha o objetivo de levar mais recursos com prazos mais longos e taxas de juros menores para o setor produtivo do Nordeste, em especial para o setor rural com ênfase no Semiárido, finalidade esta que até hoje , depois de 27 anos, ainda não ocorreu.

A carta de Coelho estabelece que o governo brasileiro deverá interceder junto ao BNB, para que possa ser encontrada uma saída para o problema. “ Confiante na sua sensibilidade para a importância do assunto no desenvolvimento de nossa região é que solicito o empenho de Vossa Excelência, junto ao BNB, para encontrar uma solução para o que acabo de expor ”, finalizou o deputado.

Ascom/OC

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário