Em clima de festejos juninos, agentes de saúde e de endemias de Petrolina comemoram conquista do piso nacional oficializado em ato pelo prefeito Julio Lóssio

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemimagem2imagem3Num ato que ocorreu no final da manhã desta sexta-feira, 5, o prefeito de Petrolina, Julio Lóssio (PMDB), oficializou a implantação do piso nacional dos agentes de saúde e de endemias do município que passarão a ter como vencimento base o valor de R$ 1.014,00. O prefeito fez questão de realizar o ato na sede da Acosape – Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Petrolina – que representa os direitos das duas categorias profissionais. Como ele próprio afirmou, em respeito a um grupo de servidores que são essenciais para a qualidade da saúde de todos os petrolinenses e que o ajudaram muito quando disputou a sua primeira eleição para prefeito em 2008.

“Tinha essa dívida com os agentes que me ajudaram muito em 2008, na minha primeira eleição. Estávamos meio distanciados, mas hoje venho aqui me reconciliar com a categoria que me ajudou vencer uma eleição praticamente perdida quando meu adversário tinha mais de 70% nas pesquisas e eu 4% apenas. Vocês me ajudaram a vencer”, discursou Lóssio.

Com a oficialização, Petrolina passa a ser mais um município em Pernambuco a instituir o piso nacional para os agentes como orienta a legislação federal que beneficia. A categoria contou com grande apoio dos vereadores Alvorlande Cruz, do PRTB, que integra a bancada governista na Câmara Municipal e intermediou o diálogo entre a Acosape e o prefeito para que os agentes conquistassem o direito; e Manoel da Acosape (PHS), vereador que preside a entidade e representa os agentes.

“Fiz a promessa ainda em campanha para a reeleição em 2012 que ia ajudar aos agentes de Petrolina quando fui abordado por vários desses profissionais que considero de grande importância para a qualidade da saúde de nossa cidade. Eles me pediram apoio para defender as causas da categoria e hoje aqui dou provas de estar cumprindo essa promessa quando dialogamos junto ao prefeito Julio Lóssio para que todos pudessem festejar hoje a implantação do piso nacional”, lembrou Alvorlande.

A secretária municipal de Saúde, Lúcia Giesta, reafirmou a importância dos agentes comunitários para o fortalecimento da atenção básica da saúde em Petrolina que coloca a cidade com uma das três do País a ter mais de 70% de cobertura. “No Nordeste somos primeiro lugar nessa atenção à população e os agentes são essenciais para a conquista desses números”, comentou a secretária.

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário