Depois do processo de escolha dos melhores textos do projeto ‘Expressarte’, da Secretaria de Educação, estudantes finalistas de 12 escolas municipais de Petrolina participaram, na manhã desta sexta-feira (27), do ‘Leitura Expressiva’, concurso que incentiva as habilidades de leitura do aluno.
Os interpretes entre 9 e 14 anos, foram para o auditório da secretaria, acompanhados de familiares e educadores e expressaram sua leitura a um jurado composto por uma especialista de língua portuguesa , um jornalista e um professor de teatro.
Os 18 estudantes competiram para o primeiro, segundo e terceiro lugares de seis gêneros textuais, como: conto, poema, cordel e opinião. De acordo com Silvana Coelho, uma das coordenadoras do projeto, os alunos “interpretaram o texto que os estudantes do Expressarte escreveram”. E divide a opinião com o coordenador, Francisco Ribeiro. “O que escreve e o que ler são igualmente importantes. Um produz, com sua criatividade, e o outro interpreta, com sua performance dá vida ao texto”, completa.
O secretário de Educação, Cel. Heitor Leite, lembrou que os primeiros colocados de cada gênero voltarão a ler as redações na cerimônia de premiação dos projetos da Seduc, dia 10 de dezembro. Ele aproveitou para parabenizar os 18 finalistas. “Vocês estão numa fase da vida que é de conquistas. Vencer sempre ou perder às vezes não significa nada. O que realmente importa é que se esforçaram, buscaram aprender e participaram com empenho”, conclui.
Ascom
Blog do Banana