Em Petrolina, profissionais fazem busca ativa para atualização da caderneta de vacina

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemDurante os dias 14 e 18 de julho a Secretaria de Saúde de Petrolina realizará uma busca ativa para atualização da caderneta de vacina para as doses de DTP e pentavalente, que protegem contra coqueluche, tétano e difteria.

A ação foi motivada pelo número significativo de casos notificados este ano, que já são 46 contra 25 em todo ano de 2013 no município de Petrolina. Mesmo com a visita casa a casa dos profissionais, as unidades de saúde estão mobilizadas para atualização do cartão vacinal.

A vacina tríplice clássica (DPT) contra difteria, coqueluche (pertussis) e tétano deve ser tomada com 1 ano e 3 meses e reforçada na faixa etária de 4 a 6 anos. As mesmas patologias também estão inclusas na vacina pentavalente, que é disponibilizada em três doses, a primeira aos 2 meses; a segunda aos 4 meses e a última aos seis meses de idade.

“Os pais que têm filhos, dentro da faixa etária e que ainda não tomaram a vacina, devem procurar a unidade de saúde de seu bairro e evitar a possibilidade de seu filho contrair a coqueluche, uma doença bacteriana contagiosa que causa tosse incontrolável e violenta”, alertou a coordenadora de Imunização Jeane Moraes.

As vacinas que motivaram esta busca ativa fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação e são disponibilizadas durante todo o ano nas AME’s e demais unidades de saúde do município.

Ascom

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário