Na reunião de balanço do último quadrimestre da secretaria de Saúde do estado, convocada pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado estadual Odacy Amorim (PT), cobrou atenção redobrada das autoridades de saúde para evitar a entrada do vírus ebola no estado. A reunião ordinária do Colegiado ocorreu na última terça-feira, dia 14.
“É importante aplicar ações de prevenção em relação ao ebola. A doença já ultrapassou parte da África, chegou aos Estados Unidos e à Europa e temos um estado que é rota internacional. A vigilância deve ser constante para evitar a entrada do vírus no território pernambucano”, atestou o deputado que preside o Colegiado de Saúde da Alepe.
A secretária de Saúde de Pernambuco, Ana Maria Albuquerque, revelou que o estado tem recebido todas as orientações do Ministério da Saúde na questão do ebola. “Estamos inseridos no plano de contingências para evitar a entrada do ebola no Brasil. Todo o cuidado vem sendo feito com o apoio do Ministério”, ressaltou Ana.
A reunião da Comissão de Saúde da Alepe levou a secretária ao poder legislativo estadual porque a convocação é obrigatória. A cada quatro meses o gestor da saúde em Pernambuco deve apresentar os investimentos feitos no setor em reunião ordinária da Comissão.
Na prestação de contas, Ana Maria Albuquerque destacou que Pernambuco investiu nos últimos quatro meses R$ 1,6 milhão em ações e serviços públicos da saúde e que segundo ela, atingiu a meta prevista, mas Odacy cobrou investimentos em ações como as cirurgias eletivas
“Ainda ouvimos muitas reclamações quanta a esta questão, especialmente no interior, além da falta de algumas especialidades médicas. Registro aqui a boa performance da secretaria de Saúde na ampliação do Samu no estado”, declarou Odacy, lembrando que a prestação de contas das autoridades de saúde ao poder legislativo estadual está previsto em Lei Complementar.
Ascom
Blog do Banana