O crescimento em 4,9% do Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco entre os meses de julho e setembro foi celebrado pela governadora Raquel Lyra, nesta quarta-feira (11), durante a realização do Congresso Estadual de Vereadores e servidores de Câmaras Municipais e Prefeituras do Estado, ocorrido no município de Triunfo, no Sertão do Pajeú. A estimativa, calculada pela Agência Condepe-Fidem, no terceiro trimestre de 2024, apresentou uma variação positiva real de 4,9% quando comparada com o mesmo trimestre de 2023.
No que diz respeito às grandes atividades econômicas, estão em destaque a Agropecuária (11,4%), seguida da Indústria (5,3%) e dos Serviços (3,2%). Com este dado, Pernambuco tem a expectativa de alcançar, em 2024, o maior crescimento econômico dos últimos 15 anos.
No congresso, promovido pela União dos Vereadores de Pernambuco (UVP), a gestora apresentou dados importantes sobre seus dois primeiros anos de governo por meio da palestra com o tema ‘Avanços e Desafios no Desenvolvimento do Estado de Pernambuco’. Raquel lembrou que, quando assumiu o cargo, o Estado estava estagnado, e havia um grande desafio pela frente, que vem sendo vencido através de iniciativas como o ‘PE na Estrada’, o ‘Águas de Pernambuco’, o Programa ‘Juntos pela Educação’ e o ‘Cuida PE’.
“Depois do terceiro mês consecutivo de grande geração de empregos, chegando ao primeiro lugar no Nordeste na geração de empregos de carteira assinada, a gente comemora o crescimento de 4,9% do PIB no último trimestre. Isso não é fruto do acaso, é fruto de muito trabalho, mas não do meu sozinha. Compartilho isso com quem faz a economia de Pernambuco girar e também com os municípios pernambucanos, que têm trabalhado de maneira incansável para dar condições para que novos negócios possam ser abertos, a gente tenha mais emprego correndo e a economia girando“, celebrou.