Embrapa e Chesf realizam dia de campo da cebola em Casa Nova (BA)

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Como parte do projeto Lago de Sobradinho, fruto de uma parceria entre a Embrapa Semiárido e a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), será realizado, na próxima quarta-feira (5), um dia de campo sobre o cultivo da cebola. O evento acontece das 9h às 13h, no distrito de Bem Bom, município de Casa Nova (BA).

O cultivo, que será apresentado, foi implantado em uma área de 1 ha, pertencente ao produtor rural Neuwilton de Sousa. Utilizando técnicas como a irrigação por gotejamento e fertirrigação, a economia de água gira em torno de 50%, a de fertilizantes em 80% e de mão de obra em 30%, representando menor custo de produção. Outras vantagens são ainda uma melhor qualidade e rendimento comercial dos bulbos e, consequentemente, maior lucratividade.

A programação do dia de campo contará com cinco estações, onde pesquisadores e técnicos da Embrapa estarão repassando instruções e informações sobre manejo fitotécnico, nutricional e de irrigação e fertirrigação, além do controle de pragas e melhoramento vegetal. A abertura oficial do evento contará com representantes da Embrapa Semiárido, da Chesf e da Prefeitura de Casa Nova.

Mais informações:

Sérgio Guilherme de Azevedo – Supervisor do Setor de Implementação da Programação de Transferência de Tecnologia (SIPTT)

sergio@cpatsa.embrapa.br

Fernanda Birolo – Jornalista (MTb/AC 81)

fernanda.birolo@cpatsa.embrapa.br

Marcelino Ribeiro – Jornalista (MTb/BA 1127)

marcelrn@cpatsa.embrapa.br

Embrapa Semiárido – (87) 3866-3734

 Blog do Banana

Related Posts

1 comentário

carlos santos 3 de setembro de 2012 - 18:01

A cultivar da foto é a BRS Alfa São Francisco (ciclo VII), que possui tolerância ao tripes e boa performance agronômica as altas temperaturas, uma das principais pragas na região. Coordeno as atividades de pesquisa com essa cultivar a quase 10 anos.

Responder

Deixe um comentário