Embrapa e Univasf preparam Workshop de Fertilizantes em Petrolina

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

A Embrapa Semiárido, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV), por meio do Grupo de Estudos de Fertilizantes (GeFert), promovem de 17 a 19 de agosto a 5ª edição do Workshop de Fertilizantes. O evento será realizado no Auditório da Univasf, Campus Petrolina (Centro). As informações sobre inscrições e valores podem ser acessadas no site http://gefert.com.br/evento/inscrever.

O Workshop é voltado a pesquisadores, técnicos, consultores, estudantes e produtores rurais, trazendo uma programação rica em palestras e visitas técnicas.
Os conteúdos do evento contemplam os aspectos de pesquisa, inovação e produção ligados ao tema ‘uso eficiente de fertilizantes na fruticultura irrigada’. O Workshop possui ainda espaço para apresentações de empresas ligadas ao setor de fertilizantes.

Na área de pesquisa e inovação, serão abordados o manejo eficiente de nutrientes em fertirrigação, os desafios e oportunidades para produção de frutas no Semiárido, o cenário dos fertilizantes no Brasil e no mundo, os avanços em pesquisa, inovações e tecnologias, bem como o uso sustentável de fertilizantes.

Os temas ligados à produção envolvem o manejo nutricional e as ferramentas de fertirrigação, além do uso da fertirrigação para a produção de uva e manga. Acesse a programação completa do Workshop: http://gefert.com.br/evento/programacao .

Para a pesquisadora da Embrapa Semiárido Alessandra Salviano, também integrante da comissão organizadora do evento, a iniciativa busca estimular as discussões sobre o uso eficiente de fertilizantes na perspectiva de redução dos impactos ambientais, tais como a salinização e a contaminação do solo e dos mananciais.

Ela explica que esses impactos estão muitas vezes associados ao uso excessivo de fertilizantes nitrogenados e fosfatados. “Durante o workshop iremos apresentar resultados de pesquisa que estimulam a adoção de estratégias sustentáveis visando o uso eficiente de fertilizantes na fertirrigação, o que proporciona maior produtividade, menor custos, além da diminuição dos impactos ambientais”, completa.

(Jean Brito).

Related Posts