Curso de Introdução à AGRICULTURA DE PRECISÃO em Fruticultura
A Embrapa Semiárido realizará o Curso de Introdução à Agricultura de Precisão em Fruticultura, no período de 25 a 27 de novembro de 2014, no horário das 18:30 h e 21:30 h, no auditório da Agropodas (Av. Honorato Viana, 892 – Petrolina), sob a coordenação do pesquisador Luís Henrique Bassoi, especialista em Física de Solo e Manejo de Irrigação.
A Agricultura de Precisão é um sistema de gerenciamento agrícola que cresce no País na medida que as informações sobre conceitos, técnicas e vantagens chegam ao produtor rural.
As tecnologias de AP detectam, monitoram e orientam homens e mulheres do campo na gestão da propriedade, para melhorar a produtividade, a preservação do meio ambiente e a renda.
O conteúdo do curso será o seguinte:
1 – Introdução à Agricultura de Precisão – Luís Henrique Bassoi – Embrapa Semiárido;
2 – Noções sobre variabilidade espacial e variabilidade temporal – Clovis Manoel Carvalho Ramos – Univasf:
3 – Aplicação em manejo de água e solo – Luís Henrique Bassoi – Embrapa Semiárido – Embrapa Semiárido;
4 – Aplicação em manejo nutricional em fruticultura – Alessandra Monteiro Salviano Mendes – Embrapa Semiárido;
5 – Sensores e softwares – Marcelo Guedes Paranhos – SMP Assessoria Agrícola
O público alvo (máximo 40 pessoas) será formado por profissionais habilitados para a tomada de decisão nos sistemas de produção de espécies frutíferas do Vale do Submédio São Francisco.
As inscrições poderão ser feitas no Escritório da Embrapa Semiárido, no Centro de Convenções de Petrolina (7h30 – 12h00, 13h30 – 17h00). A taxa de inscrição é R$ 50,00 (cinquenta reais).
Contatos:
Léa Rodrigues (marilea.rodrigues@embrapa.br) e Gilberto Pires (gilberto.pires@embrapa.br).
Telefones (87) 3861-4442 e 3861-4947
Horário de funcionamento: 7h30 às 12h e 13h30 às 17h.
Seminário Internacional da AGRICULTURA FAMILIAR, territórios e políticas públicas – Balanços e Perspectivas
26 e 27 de novembro de 2014
Auditório da Embrapa Semiárido
Petrolina-PE
A Embrapa, em comemoração ao “Ano Internacional da Agricultura Familiar” (AIAF), declarado em 2014 pela Organização das Nações Unidas, realizará o Seminário Internacional: Agricultura Familiar, Territórios e Políticas Públicas, cujo objetivo é destacar a importância e a contribuição da agricultura familiar na promoção da segurança alimentar, na gestão e conservação dos recursos naturais e na manutenção da identidade cultural dos territórios em regiões semiáridas.
As inscrições já se encontram abertas, com vagas limitadas, podendos ser feitas no Escritório de Apoio da Embrapa Semiárido, Centro de Convenções de Petrolina, com Gilberto Pires e/ou Léa Rodrigues.
Será disponibilizado transporte do Centro de Convenções de Petrolina até a Embrapa Semiárido durante os dois (02) dias do evento a partir das 07h10.
Contatos:
Gilberto de Souza Pires (gilberto.pires@embrapa.br)
Telefones (87) 3861-4442 e 3861-4947
Horário de funcionamento: 7h30 às 12h e 13h30 às 17h.
II Workshop sobre AGRICULTURA DE BAIXA EMISSÃO DE CARBONO – Desafios e Perspectivas para o Semiárido
Tecnologias para mitigar as pegadas de carbono e hídrica
dos cultivos de meloeiro e mangueira
26 e 27 de novembro de 2014
A Embrapa Semiárido, nos dias 26 e 27 de novembro de 2014, realizará o II Workshop sobre Agricultura de Baixa Emissão de Carbono – Desafios e Perspectivas para o Semiárido.
O evento constará de duas etapas. No dia 26, no auditório do Sebrae – Petrolina-PE, serão apresentadas, por instituições de pesquisas, palestras sobre as tecnologias utilizadas para a agricultura de baixo carbono e as linhas de créditos disponíveis para esta atividade, pelos representantes do Banco do Brasil e Banco do Nordeste.
No dia 27, Dia de Campo, no Campo Experimental de Bebedouro, quando será demonstrado o passo a passo da tecnologia.
Haverá transporte para o dia de campo, com saída às 7h10, do Centro de Convenções.
APRESENTAÇÃO
Os prognósticos de mudanças climáticas apontam que o ambiente semiárido evidenciará marcadores do clima de forma mais impactante. Conscientes do compromisso de promover o avanço da fronteira do conhecimento científico e tecnológico em temas estratégicos, a Embrapa Semiárido e a Embrapa Agroindústria Tropical, em parceria com instituições de ensino, pesquisa e extensão da região Nordeste, estão trabalhando para contextualizar o Semiárido brasileiro no cenário das mudanças climáticas e propor sistemas agrícolas que infiram sustentabilidade, configurando alternativas para formação de sumidouros de carbono com baixa emissão de gases de efeito estufa. A semeadura de adubos verdes na forma de coquetéis vegetais e o não revolvimento do solo, bem como o desenho de sistemas integrados são alternativas que estão sendo estudadas para a agricultura irrigada como medidas mitigatórias às alterações climáticas, aumentando o estoque de carbono armazenado no sistema solo-planta e compondo alternativas tecnológicas para uma agricultura de baixa emissão de carbono no Semiárido. O presente evento tem por objetivo apresentar e discutir as tecnologias desenvolvidas para uma agricultura de baixa emissão de carbono em condições edafoclimáticas do Semiárido e como estas alteram a dinâmica do sistema produtivo das culturas da mangueira e do meloeiro reduzindo as pegadas de carbono e hídrica destes sistemas.
O Workshop tem vagas limitas e as inscrições estão abertas, podendo ser efetivadas no Escritório da Embrapa Semiárido, no Centro de Convenções – Petrolina-PE, no valor de R$ 50,00 (Cinquenta Reais).
Contatos:
Gilberto de Souza Pires ((gilberto.pires@embrapa.br) e Léa Rodrigues (marilea.rodrigues@embrapa.br).
Telefones: (87) 3861-4442 – 3861-4947
Horário de funcionamento: 7h30 às 12h e 13h30 às 17h.