EMBRAPII lança programa de promoção à Inteligência Artificial na indústria

Por Ricardo Banana
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Investimento de R$ 3 milhões unirá empresas e institutos de pesquisa em projetos de inovação

 

Impulsionar projetos de Inteligência Artificial (IA) com a criação de consórcios entre centros de pesquisas e a indústria nacional é o foco do Basic Funding EMBRAPII, nova modalidade de fomento disponibilizada pela Organização para o fomento a projetos de P&D na fase pré-competitiva. Os consórcios têm potencial de ampliar a parceria entre setor empresarial e academia, pois envolvem no mínimo duas Unidades EMBRAPII – integrantes da Rede MCTI/EMBRAPII de Inovação em Inteligência Artificial – e ao menos duas empresas associadas. A proposta é investir no conhecimento para desenvolver tecnologias disruptivas.

“A aplicação de inteligência artificial na indústria tem se mostrado crucial para o ganho de competitividade e aumento da produção”, explica Jorge Almeida Guimarães, diretor-presidente da EMBRAPII. Segundo ele, a IA tem criado padrões de comportamento e modelos de negócios pelo mundo. “Ter o domínio da tecnologia permite ao Brasil avançar no tema e na modernização do parque industrial”, destaca.

Em 2021, serão investidos R$ 3 milhões no desenvolvimento de projetos aprovados em três áreas, sendo R$ 1 milhão em cada área: Deep Learning; Aprendizado de Máquina e Ciência de Dados; e Visão Computacional, Processamento de Imagens e Linguagem Natural. A expectativa é gerar conhecimento que possa ser absorvido por diferentes segmentos econômicos.

Os consórcios que desenvolverão os projetos aprovados podem ser firmados por empresas do mesmo setor, da mesma cadeia produtiva, ou até atuantes em diferentes áreas, desde que compartilhem do mesmo desafio tecnológico e estejam dispostas a aportar recursos financeiros que representem ao menos 10% dos recursos aportados em basic funding pela EMBRAPII nos projetos. Há também o interesse em aproximar startups do processo produtivo de empresas consolidadas no país.

Segundo Guimarães, a cooperação entre empresas ainda não é comum no país, apesar de bastante praticada em outros países. “A inovação colaborativa traz múltiplas vantagens: divisão de esforços, de conhecimento e de custos e riscos em um âmbito pré-competitivo”, afirma o executivo.

 

Pesquisa

Levantamento realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), com 164 empresas brasileiras, revela que 76% dos gestores acreditam que a Inteligência Artificial terá alto impacto na competitividade de seus negócios. Quando perguntados se “a empresa já utiliza algum sistema ou ferramenta com IA”, 24,7% responderam que não. Entretanto, 94,5% consideram a possibilidade de fazer projetos de P&D, em parceria com centros de pesquisa da Rede MCTI-EMBRAPII de Inovação em IA. Ou seja, gostariam de ter acesso à infraestrutura e aos recursos financeiros não reembolsáveis, que podem chegar a até 50%.

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