Saúde

Emergências do HDM/IMIP atendem com modelo de classificação de risco

imagemO modelo de atendimento em emergências de hospitais, como orienta o Ministério da Saúde (MS), é realizado através de protocolo de Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR). Para explicar sobre a assistência prestada pela emergência do Hospital Dom Malan/IMIP e divulgar um balanço dos últimos seis meses, profissionais da Unidade de Saúde informam sobre o assunto e esclarecem as principais dúvidas.

Os principais objetivos do ACCR são humanizar a assistência ao paciente por meio da redução de espera de atendimento, descongestionamento da recepção de usuários, promoção da assistência rápida de acordo com o nível de urgência. Além disso, demonstrar transparência sobre informações referentes aos serviços prestados.

A coordenadora do Pronto-Socorro Infantil, Tatiana Cerqueira e o enfermeiro da Triagem Obstétrica, Ramon Menezes, ambos do HDM, explicam que o processo de acolhimento com classificação de risco em urgências foi instituído em 2009 pela Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. “A classificação é estabelecida a partir de cores que representam a gravidade do paciente, sendo vermelho e amarelo para casos mais graves e verde e azul para as demais situações”, pontua o enfermeiro.

“É necessário que a comunidade entenda esses procedimentos e possa ficar tranquila, pois todos que buscarem assistência no Dom Malan serão atendidos de forma adequada. Antes de procurar um hospital, é indicado que os usuários, classificados como verdes ou azuis, procurem um posto de saúde prioritariamente”, explica a pediatra, Tatiana Cerqueira.

Somente no primeiro semestre de 2013, a emergência pediátrica do HDM atendeu mais de 23 mil usuários. “Cerca de 80% desses pacientes foram classificados com pulseiras azuis e verdes e poderiam ser atendidos nas Unidades Básicas de Saúde”, explica a coordenadora.

Já na emergência obstétrica quase 65%, de 12 mil usuários, foram classificados como azuis e verdes. “É grande a demanda de pacientes que procuram a emergência com intuito de sanar determinadas condições de saúde, que poderiam ser resolvidas na Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência, e assim descongestionar a fila para quem realmente precisa do serviço hospitalar”, ressalta Ramon.

“Observando com atenção o protocolo de ACCR, muitos usuários poderão evitar deslocamentos desnecessários, além de permitirem que o Hospital se dedique a sua real vocação, que é o atendimento dos casos emergenciais e de pacientes que demandam internação” complementa o enfermeiro.

Confira abaixo esquema das cores baseado nos protocolos de Acolhimento com Classificação de Risco

CORES

Vermelho: Atendimento imediato, pois existe risco de morte.

Amarelo: Atendimento rápido, mas não existe risco imediato de morte.

Verde: Pacientes em condições agudas ou não agudas, atendido com prioridade sobre consulta simples.

Azul: Consulta de baixa complexidade.

ASSESSORIA DE IMPRENSA HOSPITAL DOM MALAN/IMIP

Blog do Banana

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress