Empreendedor, saiba como aplicar o compliance para alavancar o seu negócio!

Por Ricardo Banana
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A jornada para um negócio lucrativo é árdua, mas o compliance pode abrir o seu caminho!

Reputação, essa é a palavra-chave que todo gestor deve ter como alicerce na trajetória de sua empresa rumo ao topo do mercado. No mundo organizacional, investir em compliance é ter uma organização vista com bons olhos, tanto pelos colaboradores, como pelos futuros investidores.

Para construir a reputação de uma empresa fique atento a estes itens:

  • Defina o propósito da organização.
  • Melhoria contínua no atendimento ao cliente.
  • Preocupação Ambiental.
  • Transparência.

É fundamental alinhar a marca a estes princípios básicos para aplicar o compliance. Não é algo para ser feito da noite para o dia, é preciso treinar todos os colaboradores para agirem de acordo com a cultura da empresa.

Todos devem estar cientes do propósito da organização. Afinal, é na equipe que está o coração do seu negócio, e são os colaboradores que podem manchar uma empresa ou torná-la incrivelmente atrativa.

O termo compliance ainda é muito abstrato para muitos gestores, por isso, acompanhe-nos neste artigo que nós vamos desmistificar este assunto para você!

Afinal, o que é compliance?

Antes de mergulharmos de vez no tema, a própria tradução da palavra já nos mostra um panorama geral de sua aplicação. “To comply”, em inglês, significa “agir de acordo com as regras”, ou seja, uma empresa que aplica compliance está de acordo com todas as regras e legislações aplicadas à sua operação.

Colocando em prática

Missão, Visão e Valores. Para muitas empresas essas três palavras ainda figuram somente em alguns quadros decorativos, pouco notados por seus colaboradores. Só que para uma organização crescer de forma sólida e sustentável, um bom código de conduta deve ser implementado como premissa básica.

É um processo longo, mas que torna a empresa muito mais transparente perante o seu nicho. De uma maneira que os colaboradores se tornam mais motivados, produzem mais, constroem uma reputação positiva para a empresa, gerando um negócio saudável, com todas as áreas alinhadas e unidas por um mesmo propósito.

Ter um código de cultura atuante, é fundamental para ter um negócio competitivo, agir com respeito ao cliente, aos fornecedores e aos colaboradores é a base para o crescimento de uma organização.

Vale lembrar que um código de cultura eficiente não é aquele com as frases mais bonitas, mas sim aquele que é cumprido à risca, treinado, assimilado e vivido pela alta gerência da empresa, que deve ser exemplo para o restante da equipe de colaboradores.

Podemos definir o código de cultura como um “gestor invisível”, pois através dele o colaborador sabe como agir, mesmo em momentos que não tenha o auxílio de seus superiores.

Os benefícios de estar em compliance

Uma organização que age de acordo com todas as normativas do mercado em que atua, sejam elas trabalhistas, contábeis, financeiras ou de responsabilidade social, se encontra em vantagem diante da concorrência, confira alguns diferenciais:

  • Empresas de boa reputação, atraem olhares de investidores
  • Credibilidade
  • Sustentabilidade
  • Satisfação de seus colaboradores
  • Maior lucratividade
  • Cultura organizacional sólida

Investimento

O custo para aplicar um programa de compliance em uma empresa varia muito de acordo com o porte, sempre leve em conta que o custo de não adotar esta prática pode ser muito mais caro do que aplicá-la.

Muitos gestores que desejam reduzir custos da normatização de sua empresa e automatizar este processo, tem como alternativa contratar um bom software de compliance, diminuindo o trabalho manual da equipe e não comprometendo outras áreas da empresa.

Um novo perfil de consumidor

Respeitar as normas legais sempre foi essencial para todas as organizações, mas nos dias de hoje as empresas estão muito mais expostas. Por exemplo, nas redes sociais é possível ver em poucos minutos se a reputação de uma empresa é boa ou ruim.

O mercado está cada vez mais se adaptando a um novo perfil de consumidor, mais consciente e com muito mais alternativas do que tinha no passado. Uma experiência negativa reverbera para outros futuros clientes de maneira muito rápida.

Ser transparente é fundamental

Se engana quem pensa que o compliance está atrelado ao marketing da empresa. O fato é que a nem a melhor propaganda vai impulsionar um negócio se dentro dele não existir uma postura de transparência.

Em 2013, criou-se a Lei Nº 12.846, conhecida como Lei Anticorrupção, aplicada ao meio empresarial, visando uma aplicação de medidas mais severas para empresas que possam lesar terceiros em todas as esferas.

A lei não é obrigatória, porém as organizações que não aplicam, podem esbarrar no poder público  quando precisarem de licenças ou de assinaturas de contratos com a administração pública.

O desafio de aplicar o compliance

O grande desafio das empresas que estão aplicando o compliance, independente do nicho de atuação, é criar uma disciplina e um engajamento natural do seu quadro de funcionários para compartilhar idéias e propostas da organização.

Viva a cultura de sua empresa, e pratique tudo o que pregar. Estar em compliance não deve ser visto como uma obrigação ou uma burocracia, mas sim, como uma disciplina mútua e natural, de uma equipe engajada e pronta para fazer acontecer!

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