Notícias

Empreendedores são cadastrados para participarem do programa de Coleta Seletiva no bairro de Areia Branca

coletaseletiva_blogdobananaAté esta segunda quinzena de Janeiro, comerciantes e empreendedores que atuam no bairro de Areia Branca estarão recebendo a visita de integrantes da Agência Municipal do Meio Ambiente de Petrolina (AMMA). O objetivo é cadastrar os estabelecimentos para a participação no programa piloto de Coleta Seletiva neste bairro da zona leste da cidade sertaneja. A iniciativa faz parte das ações que inserem Petrolina no Programa Nacional de Resíduos Sólidos, instituído pela Lei Federal 12.305/10, e representa também uma resposta ao Termo de Ajustamento de Conduta assinado junto ao Ministério Público de Pernambuco. Até agora, uma média de 25 empresas já foram visitadas.

Os empreendedores são orientados sobre a importância da coleta seletiva, como podem ser parceiros, quais os benefícios do desenvolvimento sustentável. Durante a visita, a equipe da AMMA distribui uma ficha onde o proprietário disponibiliza informações sobre a quantidade de funcionários, atividades desempenhadas e que tipo de lixo residual produz: papel, vidro, plástico, metal, borracha, óleo de cozinha, papelão, óleo derivado de petróleo.

“Essas informações são importantes e vão nos ajudar a fazer o monitoramento adequado. Vale salientar que todo o procedimento desenvolvido pela AMMA e ECOVALE em parceria com as cooperativas de coleta de material reciclável, é acompanhado pelo Ministério Público. É um trabalho conjunto, que depende das parcerias das instituições públicas, privadas e comunidade local”, ressalta o diretor presidente da Agência do Meio Ambiente de Petrolina, Gleidson Castro.

Os moradores também serão orientados a aderirem ao programa da Coleta Seletiva. Eles receberão um calendário com os dias e horários em que as cooperativas farão o recolhimento. Para facilitar o processo, cinco ecopontos serão instalados no bairro, para facilitar o descarte adequado de material reciclável. Eles estarão no Bodódromo, Avenida São Francisco (dois em toda sua extensão), em frente à escola Adelina Almeida. A novidade é que haverá dois coletores- no Bodódromo e na feira livre- voltados especificamente para o lixo orgânico.

“O material orgânico recolhido será encaminhado para a Central de Tratamentos de Resíduos (CTR), para compostagem. É bom destacar que também vamos desenvolver a coleta de óleo de cozinha, que pode ser utilizado para a fabricação de sabão, detergente”, explica o coordenador da ONG Ecovale, Rosivaldo de Souza. São duas as cooperativas que atuam no programa de Coleta Seletiva: Renascer e Coomarca. Cerca de 45 pessoas atuam diretamente neste programa.

Vale salientar que estabelecimentos e condomínios dos bairros Centro, Jardim Maravilha, Jardim Amazonas, Caminho do Sol, Maria Auxiliadora; além das avenidas Sete de Setembro, Integração e Monsenhor Angelo Sampaio, já atuam em parceria com a Coleta Seletiva.

A lei 12.305/10 institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. De maneira resumida, significa dizer que instituições públicas, privadas, e sobretudo, a sociedade; devem trabalhar em parceria, pensando no desenvolvimento sustentável. O foco principal é a preservação do Meio Ambiente através do uso racional de seus elementos. Além da coleta seletiva, Petrolina já desenvolve outras ações que fazem parte do rol de implementações sugeridas pela Lei Federal, a exemplo da implantação de um aterro sanitário e o desenvolvimento de palestras educacionais.

“Estamos cientes de que a efetivação total da Lei é um grande desafio, mas estamos dando um passo de cada vez e avançando quando o assunto é promover desenvolvimento aliado à conservação do Meio Ambiente. Esse programa piloto da Coleta Seletiva na Areia Branca vai ser muito importante na medida em que estaremos avaliando constantemente o que vai dar certo, o que precisa melhorar e, a partir disso, elaborar o plano para outras áreas da cidade”, destaca Gleidson Castro.

ASCOM AMMA

Blog do Banana

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *