Saúde

EMS é primeira farmacêutica brasileira a lançar caneta para emagrecimento

A farmacêutica brasileira EMS sai na frente e será a primeira empresa nacional a entrar no mercado global de canetas injetável de GLP-1, as famosas canetinhas emagrecedoras usadas para tratamento de obesidade. O medicamento injetável, que será lançado oficialmente em agosto deste ano, foi batizado de Olire e tem a liraglutida como princípio ativo. A EMS deve produzir 200 mil canetas para serem lançadas ainda em 2025, com expectativa de aumento desse número para 500 mil nos meses seguintes.

A médica Karla Adriana, do Núcleo GA, explica que a chegada de uma caneta genérica para emagrecimento no Brasil representa um marco significativo no tratamento da obesidade. “A aprovação da Anvisa para produção do medicamento tem o potencial de transformar a paisagem do tratamento da obesidade no Brasil, transformando a realidade de mais pessoas e promovendo maior equidade no acesso à saúde“, diz.

Em nota, a farmacêutica afirmou que as canetas serão comercializadas com preço de tabela entre 10% e 20% abaixo das marcas de referência do mercado. Embora o lançamento democratize o acesso ao tratamento, Karla ressalta a importância do uso apenas com acompanhamento médico. “O medicamento injetável não é indicado para qualquer pessoa com sobrepeso. Sua indicação é bem específica e deve ser feita por um médico, considerando critérios clínicos. A indicação é para indivíduos com obesidade ou sobrepeso significativo com comorbidades, após a tentativa de outras abordagens, e sempre sob rigorosa avaliação e acompanhamento médico, levando em consideração o balanço entre os benefícios e os riscos para cada uso individual“, destaca.

Compartilhe:
plugins premium WordPress