Para tratar a revisão e reorganização do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), a Secretaria de Cidadania, através da Secretaria Executiva de Proteção Social Especial, realizou um encontro com os profissionais da rede de Proteção Social Básica e Especial, na sexta-feira (10), no SEST/SENAT em Petrolina.
O Encontro ainda contou com a presença do técnico da Proteção Social Especial de Média Complexidade do Estado, Leônidas Leal, que dirigiu a elaboração do Plano de Ação para que o objetivo de aperfeiçoar o PETI fosse alcançado. Nesse evento estiveram presentes representantes de várias instituições e equipamentos da região, inclusive da Polícia Militar e Ministério do Trabalho. Para Rozinete Coelho, secretária executiva de Proteção Social Especial, esse encontro se estabelece como um espaço de promoção e planejamento.
“Ao promover essa atmosfera de intercâmbio de experiências, procuramos fortalecer e socializar o trabalho desenvolvido pelas políticas públicas sociais dedicadas a criança e adolescente. Jamais podemos nos contentar, entendendo que já fizemos tudo o que éramos capazes. Aspiramos aperfeiçoar, nos apurar, e a elaboração de novas metas é um meio de estar sempre buscando fazer mais pelas crianças e adolescentes do nosso município.”, falou a Secretária Executiva.
O que é PETI?
O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) articula um conjunto de ações para retirar crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos da prática do trabalho precoce, exceto quando na condição de aprendiz, a partir de 14 anos. O programa compreende transferência de renda – prioritariamente por meio do Programa Bolsa Família –, acompanhamento familiar e oferta de serviços socioassistenciais, atuando de forma articulada com estados e municípios e com a participação da sociedade civil.
ASCOM Cidadania
Blog do Banana