Enfermagem do HDM promove roda de conversa sobre a amamentação

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

A equipe de enfermagem do Hospital Dom Malan promoveu, na quarta-feira (04), uma roda de conversa sobre a amamentação. O momento compôs o calendário de ações da Semana Mundial de Amamentação, que encerra neste sábado (07) na unidade materno-infantil.

Participaram profissionais de enfermagem do Alojamento Conjunto e a condução do tema foi feita pelo enfermeiro gerente do setor, Jardel Fernandes, e a residente de enfermagem, Karla Samara da Silva Santos.

“Foi tudo muito interativo e houve bastante compartilhamento de conhecimentos teórico-práticos, com cada um expondo suas experiências e vivências. Sem dúvida, superou minhas expectativas pelo empenho e envolvimento de toda a equipe”, ressalta Jardel.

Além desta atividade, a Comissão de Amamentação está divulgando diariamente vídeos sobre o tema nas redes sociais do hospital Dom Malan, distribuindo lembrança para as mães doadoras de leite humano, e nessa sexta (06) promoverá uma atividade com as mães da Casa de Apoio com as psicólogas do serviço.

“Somos um hospital Amigo da Criança e uma das nossas metas é promover e incentivar o aleitamento materno. Por isso, a Semana Mundial da Amamentação e o Agosto Dourado são tão importantes para nós. Até o final do mês ainda teremos muita coisa boa”, garante a enfermeira gerente do Biama, Kaliane Medeiros.

 

Sobre a campanha

De acordo com a Aliança Mundial para a Ação em Amamentação (WABA, pela sigla em inglês), os objetivos da campanha este ano são: Informar as pessoas sobre a importância de proteger o aleitamento materno; Ancorar o apoio à amamentação como uma responsabilidade essencial de saúde pública; Interagir com pessoas e organizações para um maior impacto; Promover ações de proteção ao aleitamento materno para melhorar a saúde pública.

A gravidez e a amamentação são momentos especialmente vulneráveis para mulheres que trabalham e suas famílias. As mulheres grávidas e lactantes precisam de proteção especial para evitar danos à sua saúde ou de seus bebês, e precisam de tempo suficiente para dar à luz, se recuperar e amamentar seus filhos. Ao mesmo tempo, também precisam de proteção para garantir que seus postos de trabalho não sejam ameaçados pela gravidez ou licença maternidade.

Por isso, a proteção à maternidade é fundamental para permitir a amamentação, assim como para capacitar os pais para a implementação bem-sucedida das práticas de aleitamento materno recomendadas.

Related Posts