Enfermeira dá dicas do que fazer quando for acometido pela COVID-19 (doença causada pelo novo Coronavírus)

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, em 30 de janeiro de 2020, que o surto da doença causada pelo novo Coronavírus (COVID-19) constitui uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional – o mais alto nível de alerta da Organização, conforme previsto no Regulamento Sanitário Internacional. Em 11 de março de 2020, a COVID-19 foi caracterizada pela OMS como uma pandemia.

Foram confirmados no mundo 5.488.825 casos de COVID-19 (84.314 novos em relação ao dia anterior) e 349.095 mortes (5.581 novas em relação ao dia anterior) até 27 de maio de 2020.

Na Região das Américas, 778.168 pessoas foram infectadas pelo novo coronavírus e se recuperaram, conforme dados de 27 de maio de 2020. Mas, diante de tantos casos de Covid-19, o leitor pode perguntar – o que devo fazer caso seja acometido pela doença?

Para responder a esse questionamento que surge no imaginário popular, uma enfermeira (heroína) que está na linha de frente do combate ao vírus Chinês, escreveu dicas que podem evitar a disseminação da doença e salvar vidas, confira:

Tenho visto muitas recomendações sobre medidas a tomar para a prevenção do vírus. Lavar bem as mãos, práticas de higiene pessoal e distância social. Mas não tenho visto recomendações sobre o que fazer se por acaso for infectado pelo vírus. Como enfermeira, deixo algumas sugestões:

Coisas que realmente você precisará comprar: lenços de papel e paracetamol, qualquer xarope de tosse disponível nas farmácias (prestar atenção no rótulo para não duplicar no paracetamol), limão e mel funciona da mesma maneira; vicks vaporub para o peito também é uma boa opção. Se tiver um humidificador, use no seu quarto quando for dormir, se não tiver pode ligar o chuveiro na água quente e ficar na casa de banho fechado inalando o vapor da água

2º- se tiver história de asma, assegure-se que a sua bomba de asma não está fora do prazo, ou compre uma nova;

3º – tenha muita sopa congelada no refrigerador.

4º – faça um stock dos seus líquidos favoritos para poder variar, mas água e chá são preferível.

O QUE FAZER QUANDO COMEÇAR A TER OS SINTOMAS

1º- se tiver febre acima dos 38°C, é melhor tomar paracetamol 1 comprimido de 8/8 h.

2º- HIDRATE, porque o vírus acomoda-se mais rápido em garganta seca;

3º- descanse muito! Não deve sair de casa mesmo se começar a se sentir melhor, porque estará infectado durante 14 dias e mantenha distância de pessoas idosas ou com problemas de saúde.

4º- peça a amigos e familiares que deixem o necessário do lado de fora da sua porta para evitar contato.  Se a febre aumentar acima dos 39°C e não a conseguir controlar ou tiver dificuldade respiratória, procure atendimento médico. Fiquem calmos, e preparem-se de maneira racional que tudo ficará bem. (Com informações da OPAS Brasil)

Related Posts