EPTTC e Assinatura Ordem Serviço

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemA Prefeitura de Petrolina através da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo assinará na terça-feira 12, a ordem de serviços para a elaboração do PMMU (Plano Municipal de Mobilidade Urbana) às 14h, no Gabinete do Prefeito.

Com o plano serão executados em Petrolina projetos que vão melhorar a infraestrutura das vias, ciclovias, calçadas, semáforos, faixas, todos baseados na Política Nacional de Mobilidade Urbana, que dá acesso aos recursos do Sistema Nacional de Mobilidade Urbana.

De acordo com o diretor presidente da EPTTC, Paulo Valgueiro, serão realizadas audiências públicas para consultar a população sobre os projetos necessários nas localidades.

O prefeito Julio Lossio ressalta que a lei apresenta uma série de exigências aos gestores e é essencial para melhorar o caos que se tornou a locomoção por diversas cidades do país.

Julio Lossio explica que o Plano de Mobilidade urbana prevê o deslocamento das pessoas e bens na cidade, utilizando para isso diferentes meios, vias e toda a infraestrutura urbana. Uma cidade com boa mobilidade urbana é a que proporciona às pessoas deslocamentos seguros, confortáveis e em tempo razoável, por modos que atendam a esses critérios e sejam bons para a sociedade e para o meio ambiente.

De acordo com a Política Nacional de Mobilidade Urbana todos os municípios brasileiros que possuam mais de 20 mil habitantes devem elaborar esse Plano. Se o Plano não for elaborado no prazo ou não seguir às diretrizes as cidades não receberão mais verbas federais destinadas à mobilidade urbana, até que cumpram as exigências do Governo Federal.

A elaboração do Plano de Mobilidade Urbana desde fevereiro do ano passado está sob a coordenação da EPTTC-Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo, mas trabalhado e elaborado de forma coletiva.

“O automóvel hoje está universalizado como política de Estado. A calçada e o transporte público se tornaram reféns, e o carro ocupa maior parte das vias. O aumento do número de carros gerou colapso no trânsito e planos precisam priorizar transportes públicos”, finalizou Paulo Valgueiro.

Ascom-EPTTC

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário