“Tá díficil prá você? Imagine prá nós!! Seja acessível também no trânsito!
Acessibilidade é um termo muito falado atualmente, mas pouco compreendido em uma amplitude. Não significa somente permitir que pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida participem de atividades que incluem o uso de produtos, serviços e informação, e sim a inclusão de todas as parcelas populacionais, visando à liberdade de locomoção e o direito ao acesso irrestrito.
O assunto tem sido uma preocupação que atinge diversas áreas, como a arquitetura e urbanismo. Obras de adequação dos espaços urbanos às necessidades de inclusão para toda a população é uma realidade que deve ser consolidada.
Por este motivo a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Acessibilidade e da EPTTC-Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo estão realizando uma série de Campanhas. Esta semana o foco foi a Avenida Monsenhor Angelo Sampaio.
A meta é realizar outras manifestações, em dias e horários diferentes, para atingir um público diversificado.
O objetivo da campanha é mostrar que os direitos das pessoas com deficiência devem ser respeitados. E que o não cumprimento da lei pelos motoristas, em relação a vaga de estacionamento exclusiva, por exemplo, pode acarretar perda de três pontos na carteira de motorista e multa. Além disso, o carro pode ser guinchado.
A vaga de estacionamento exclusivo para pessoas com deficiência é um direito do cidadão, de acordo com a Lei 5296, que garante a reserva de no mínimo 2% das vagas em locais públicos e privados como shoppings e parques, porém essa lei é por muitas vezes desrespeitada.
Portanto, “as pessoas que se sentirem violadas no seu direito, devem procurar a secretaria de Acessibilidade para que tomemos as devidas providências junto aos órgãos competentes”, disse a secretária de Acessibilidade, Rosemary Andrade.
Ascom/EPTTC
Blog do Banana