EPTTC participará em Fortaleza do Encontro Nacional de Agentes de Trânsito

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagem

Nos dias 27, 28 e 29 de novembro, Fortaleza sediará o 3º Encontro Nacional dos Agentes de Trânsito (Enatransito 2014). O evento tem como tema “Agentes de Trânsito do Brasil, juntos para salvar vidas” e discutirá assuntos como a regulamentação da profissão e a atuação de empresas terceirizadas e de guardas patrimoniais no trânsito.

A prefeitura de Petrolina através da Empresa Petrolinense de Trânsito e Tranporte Coletivo-EPTTC, será uma das presentes ao evento que terá dois momentos: um formativo, na sexta-feira (28), que compreende a realização de um seminário, e um deliberativo, no sábado (29), quando a categoria sistematizará suas propostas.

Entre os posicionamentos que devem ser tomados ao longo do encontro, deve ser polêmica a discussão sobre posse de armas para agentes de trânsito. Entre os palestrantes confirmados está Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), presidente da Frente Parlamentar dos Agentes de Trânsito da Câmara Federal.

Participam do evento cerca de 650 agentes de trânsito, vindos de mais de 90 municípios (24 estados e Distrito Federal).

O Encontro servirá também para debater problemas comuns enfrentados pela categoria, como o caso da agente, Luciana Tamburini, que ficou conhecida nacionalmente após ser condenada a pagar 5 mil reais por ter dito a um juiz, durante abordagem em blits, que ele não era Deus. O caso levantou um debate sobre o costume brasileiro de autoridades tentarem se valer do cargo para intimidar trabalhadores de menor poder.

O Enatrânsito é organizado desde 2010 pela própria categoria, que vem acumulando conquistas importantes, como o Dia Nacional do Agente de Trânsito e a promulgação da Emenda Constitucional 82/2014, que reafirma a categoria como Agentes de Segurança Pública.

De acordo com estimativa da categoria, existem cerca de 25 mil agentes de trânsito em todo o País. A organização do Enatransito espera que o evento projete para a sociedade a importância da categoria e a necessidade de investimento nestes profissionais.

O número de vítimas no trânsito só cresce e, consequentemente, crescem também os custos para a saúde pública. Agentes cada vez mais valorizados, qualificados e com melhor estrutura de trabalho contribuirão para um tráfego de veículos mais seguro, evitando acidentes e salvando vidas.

Ascom-EPTTC-Enatransito

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário