As motos de 50 cilindradas, mais conhecidas como cinquentinhas, respondem por 40% dos acidentes com motocicletas em Pernambuco. As vítimas são crianças, adolescentes e idosos, que têm feito uso livremente desses veículos mesmo sem estarem habilitados ou usando os equipamentos de segurança. Os números são do Comitê de Prevenção aos Acidentes de Moto em Pernambuco (Cepam).
Para coibir o aumento assustador desses números a EPTTC-Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo com o apoio da Polícia Militar e agentes do Conselho Tutelar realizaram uma blitz no final de semana para fiscalizar os condutores de cinquentinha e outros veículos. A blitz é resultado da audiência realizada onde foi discutida em Petrolina medidas para impedir a condução de veículos autormotores por menores de 18 anos.
Segundo o diretor presidente da Epttc, Paulo Valgueiro, a meta é ser montada outras fiscalizações em parceria com todos os orgãos envolvidos no objetivo de manter a paz e a segurança no trânsito.
Na operação foram abordadas 14 motoristas sem conduzir carteira de habilitação, 1 Passageiro sem usar o cinto de segurança, 2 motoritas alcoolizados, 1 veículo sem documentos necessários,, 1 carro sem o licenciamento. Foram recohidas 3 carteiras nacional de habilitação e 12 carros foram recohidos.
O coordenador de Fiscalização de Trânsito da EPTTC, Afonso Ricardo, diz que até o final do ano outras blitz acontecerão para garantir um trânsito mais seguro.
Ascom-EPTTC
Blog do Banana