O primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Petrolina-PE não digeriu bem sua saída da presidência da Comissão de Direitos Humanos do poder legislativo da cidade e avisa que seu partido, o PTB tem a prerrogativa de continuar presidindo o colegiado. O desabafo do petebista ocorreu nesta terça-feira, 19, durante a sessão ordinária da Casa e em entrevista à imprensa.
Na discussão para a formatação dos novos presidentes das comissões, a presidência da Comissão de Direitos Humanos ficou com o vereador do PT, professor Gilmar Santos que já integrava o colegiado. Osinaldo disse que o regimento da Câmara foi descumprido, pois seu partido tem a segunda maior bancada do legislativo petrolinense e ficou sem nenhuma presidência.
“Colocaram o vereador Gilmar Santos como presidente e a mim como secretário, então eu não concordei. O PTB tem uma das maiores bancadas aqui desta Casa, então eu reivindiquei o que o meu partido merece na escolha das comissões. Nada contra o vereador Gilmar. É o meu partido que tem direito, pois temos cinco vagas dentro das comissões e ficamos sem nenhum presidência”, reclamou o vereador Osinaldo Souza.
Ele disse que essa formação das comissões não segue o que diz o regimento. Conforme Osinaldo, pela proporcionalidade o seu partido tem três vereadores e o PT dois que já tem uma presidência com a vereadora Cristina Costa na Comissão da Mulher.
“Se fizeram acordo para me tirar da Comissão de Direitos Humanos, não passou por mim e diante disso, nessa Comissão não existe acordo”, frisou Osinaldo.
ATAQUES AO PT E A LULA
Diante desse impasse, o vereador Osinaldo Souza aproveitou o desabafo ao reclamar da perda do comando da Comissão de Direitos Humanos da Casa Plínio Amorim e disparou ataques ao PT com quem ficou a presidência do colegiado, e ao ex-presidente Lula a quem Osinaldo já concedeu o título de cidadania petrolinense.
“Eu pensava que estavam fazendo uma excelente administração (PT) e na verdade estavam era afundando a máquina pública e o Brasil, mandando dinheiro para outros países”, comentou ao criticar os governos petistas. Perguntado se se arrependera de ter dado o título de cidadão petrolinense a Lula, Osinaldo não citou arrependimento, mas frisou que foi enganado.
“Eu achava que o ex-presidente Lula era um grande presidente, um homem honrado e que merecia o título de cidadão petrolinense, mas fui traído e enganado”, lamentou o petebista que propôs a cidadania a Lula junto com o ex-vereador Alvorlande Cruz, do PSL.