Os moradores do bairro João de Deus, um dos mais populosos de Petrolina, comemoraram os 122 anos de emancipação política do município recebendo de presente cerca de mil livros dos mais diferentes gêneros literários.
O movimento aconteceu na manhã desta quinta-feira (21), quando um grupo de alunos do 6º Ano à 3ª Serie do Ensino Médio do Plenus Colégio e Curso estacionou o ‘Fuscateca’ na Praça da Juventude. Bastaram apenas alguns minutos de divulgação e logo se formou um aglomerado de pessoas de várias idades que chegavam, escolhiam um título e saiam espalhando a boa notícia no bairro.
Um dos primeiros moradores contemplados com uma obra, a comerciária Elisangela Nascimento, estava muito contente com a iniciativa. “Gosto de ler, mas acho que os livros são caros. Ganhando este de presente já está garantido uma boa diversão até o final do mês”, disse ela satisfeita ao exibir um exemplar do livro ‘No Baú da Memória”, de Luzila de Maria.
Outra moradora que também agradecia o presente de aniversário de Petrolina, a senhora Juvanete Bezerra, adiantou que embora com a vista cansada ainda lê de vez em quando. “Já estou entrando nos 80 anos, mas ainda leio quando tenho tempo. Vou levando pra casa um livro de crônicas de Carlos Drummond de Andrade, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos e Rubem Braga, além de um infantil para meu netinho mais novo”.
Segundo a aluna do 6º Ano do Plenus, Débora Raissa Pesqueira, a doação de livros além de alegrar quem recebe também faz feliz aqueles que doam. “Estou participando pela primeira vez deste projeto mas já me apaixonei. È muito bom a gente vê as pessoas tendo acesso ao livro e ampliando seus mundos com a leitura”, pontuou.
De acordo com o professor e coordenador do ‘Fuscateca’, Vlader Nobre, os livros distribuídos durante a ação no João de Deus são fruto de doações de todos os alunos do Plenus sob a responsabilidade de dois clubes de leitura do colégio: o ‘Leia’ e o ‘Leia Mais’.
“Obras nos gêneros de poesia, conto, crônica, romance, infantis e clássicos da literatura que certamente vão possibilitar o acesso à cultura e a partir de agora fazer parte do cotidiano das pessoas. Um livro como presente semeando o futuro”, acrescentou.
Os Clubes de Leitura ‘Leia’ e ‘Leia Mais’ foram criados em 2009 e logo em seguida passaram a utilizar o ‘Fuscateca’ para estimular o gosto pela leitura em algumas comunidades periféricas da cidade. As duas primeiras ações foram no bairro Cosme e Damião e Antônio Cassimiro.
CLAS Comunicação
Blog do Banana