Escola incentiva o prazer de ler e escrever em Petrolina – PE

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

A melhor maneira de incentivar as crianças a sentir o prazer de ler e escrever é apresentando-lhes as obras de grandes mestres. Foi a partir dessa constatação que o Colégio Plenus abriu, nesta quinta (12) e sexta-feira (13), a edição 2020 dos projetos ‘Viva a Leitura’ e ‘Na ponta do lápis’.

Os versos e a prosa de nomes representativos da literatura brasileira, a exemplo de Monteiro Lobato, Casimiro de Abreu, Pedro Bandeira e Cecília Meireles, saíram dos livros direto para o palco da escola através de bonitas e bem cadenciadas apresentações.

No primeiro dia, os alunos dos 4ºs e 5ºs anos do Ensino Fundamental I começaram o movimento logo nas primeiras horas da manhã e prosseguiram durante toda a tarde discutindo os textos. Durante o desenrolar dos projetos, entre outras ações, a escola vai certificar, validar e premiar a leitura dos livros pelos alunos com afixação de ‘coraçõezinhos’ no painel do projeto que ficará afixado nas salas de aula. “Já o ‘Ponta de lápis’ irá trabalhar os gêneros textuais de forma lúdica e prazerosa”, ressaltou a diretora Pedagógica do Plenus, Sílvia Santos, que fez a abertura das apresentações.

 

Poesia

Na sexta-feira foi a vez dos alunos do 2ºs e 3ºs anos do Ensino Fundamental I mostrarem também as competências cognitivas e socioemocionais por meio da literatura. “Poesia é brincar com palavras como se brinca com bola, papagaio e pião”, declamou a aluna Luany Andrade, do 2º ano C, versos da obra do poeta José Paulo Paes. A plateia, formada basicamente por familiares dos alunos e colaboradores do Plenus, emocionada, aplaudiu muito.

A coordenadora da iniciativa, Claudia de Souza, explica que o ‘Viva a Leitura’ existe há mais de 15 anos, incentivando o gosto entre jovens leitores, com obras de qualidade. Segundo a professora, os alunos pegam um livro na biblioteca, levam para casa, leem e, a cada 15 dias, debatem com os coleguinhas; posteriormente é feito um fichamento da história e uma reflexão sobre as lições aprendidas. “A leitura é um universo, e a partir do momento que você lê com autores que despertam a emoção adquire o conhecimento necessário para a vida”, concluiu.

Related Posts