Educação

Escola Municipal da localidade de Belo Jardim é beneficiada com projeto voltado para a agricultura local

A Escola Municipal Monsenhor Ângelo Sampaio, localizada na comunidade de Belo Jardim, região sequeira de Petrolina, recebeu nesta manhã (19) a Minibiblioteca – Disseminar Conhecimentos para Colher Cidadania. O projeto compreende a elaboração e distribuição de produtos de informação em diferentes mídias, contendo informações tecnológicas e orientações para a produção agropecuária e de alimentos de qualidade, respeitando o meio ambiente e a realidade das comunidades rurais.

Segundo a bibliotecária da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Gislene Brito, as minibibliotecas possuem diversos tipos de materiais que facilitam a compreensão dos assuntos. “A minibiblioteca é composta por títulos de publicações impressas, programas de rádio e de vídeos. Todos os materiais possuem linguagem acessível às diversas idades e isso ajuda muito na hora de estudar”, explicou.

Entre os conteúdos abordados no acervo, destacam-se temas como preservação e educação ambiental, cidadania, cooperativismo, cultivo de hortas e quintais, criação de pequenos e grandes animais, produção de alimentos de qualidade, manejo do solo e da água, ou como iniciar uma pequena agroindústria de alimentos, entre outros. Para a gestora da escola, Maria das Graças, o conhecimento mais aprofundado nestas áreas pode desenvolver a localidade. “A minibiblioteca possui leituras que esclarecem questões relacionadas ao nosso semiárido e isso possibilita que as crianças se aceitem melhor enquanto nordestinos e desenvolvam projetos que visem ao desenvolvimento de nossa região”, enfatizou.

A coordenadora de projetos escolares, Joelma Felipe, explicou a importância de desenvolver projetos ligados ao semiárido e agricultura local. “As crianças começam a conhecer bem mais sobre estas áreas. O projeto desenvolve a leitura e amplia os seus conhecimentos. O objetivo é que a partir de agora eles conheçam o local e as potencialidades de onde vivem e iniciem projetos para o melhoramento da agricultura, trazendo muitos benefícios para a região”, enalteceu.

Segundo informações, as minibibliotecas da Embrapa funcionam em mais de 2.000 municípios em todo o país e outras 12 encontram-se em funcionamento em Moçambique, na África, através do projeto Escolas Famílias Rurais.

ASCOM – PMP

Blog do Banana

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress