“Levar seus alunos ao cinema é muito mais do que uma atividade recreativa, estimulante e lúdica, é também uma poderosa ferramenta de aprendizado. Abrir corações e mentes dos alunos no cinema é fazer com que possam viver a educação em seu sentido mais amplo. “
Neste aspecto, a escola municipal Dr. José Araujo de Souza, localizada no Sitio Rio Jardim, interior de Petrolina, levou hoje ao cinema setenta alunos para assistir o filme “Hotel Transilvânia” com o objetivo de proporcionar o acesso dos seus alunos das séries iniciais a novas tecnologias.
Na contemporaneidade, é importante que a Educação Escolar ofereça aos alunos oportunidades de conhecer e aprender por meio de uma das principais linguagens da atualidade: a linguagem cinematográfica. Seu uso, como prática educativa, facilita significativamente o diálogo entre os conteúdos curriculares e os conhecimentos mais gerais.
Por intermédio da leitura e análise de imagens e de ferramentas utilizadas pelo cinema, o trabalho com essa linguagem, entre outros aspectos, contribui para o desenvolvimento da compreensão crítica do mundo e das novas tecnologias, tendo em vista os benefícios que proporciona à formação do aluno. A cada exibição cinematográfica, novos olhares, sensações e experiências se renovam e se fortalecem e ainda podem gerar reflexões que se prolongam por toda a vida.
Os universos reais e fictícios projetados na tela simulam contextos e cenários que retratam valores individuais e coletivos, que poderão ser discutidos e ampliados por meio do debate com a comunidade escolar.
Com sua expressiva versatilidade, a linguagem cinematográfica compreende, além de um corpo de conhecimento notável, mecanismo de interfaces com outras linguagens, dialogando com várias expressões: o teatro, a dança, a música e as artes plásticas…
Texto: Mário Luiz – Líder comunitário do Núcleo Rio Jardim
Blog do Banana