As escolas e creches da rede municipal de Petrolina estão promovendo uma série de ações pedagógicas e culturais em homenagem ao Dia da Consciência Negra, celebrado nesta quarta-feira (20). As atividades integram o projeto institucional “Petrolina Lê + e Escreve +”, com o objetivo de refletir sobre questões raciais, valorizar a cultura afro-brasileira e incentivar o respeito à diversidade.
Alunos de todas as etapas do ensino, desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA), participam de oficinas, rodas de conversa, produções de contos, poemas, cordéis, podcasts, encenações e desfiles afro-brasileiros. Os professores utilizam recursos como músicas, audiovisuais e obras literárias para enriquecer o aprendizado e ampliar o debate.
“A proposta é incentivar a importância de conhecer e valorizar a diversidade cultural do nosso país. As atividades realizadas refletem sobre a identidade e os desafios enfrentados pela população negra”, explicou a professora Richelly Cavalcanti, da Escola Municipal de Educação em Tempo Integral Anézio Leão.
A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Petrolina ressalta que, além de celebrar um dado histórico, essas iniciativas positivas para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados na construção de uma sociedade inclusiva e igualitária.