Espaço Aconchego é inaugurado no Alojamento Canguru do Hospital Dom Malan

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

A equipe multidisciplinar do Hospital Dom Malan inaugurou agora em novembro (mês da Prematuridade), na Unidade de Cuidados Intermediários Canguru  (UCINCa), o Cantinho da Família, com o objetivo de acolher a família, sobretudo o pai, que tem acesso livre ao setor.

O Hospital Dom Malan é referência em alto risco para as gestantes da Rede Interestadual de Saúde Pernambuco-Bahia (Rede PEBA), e também o único serviço público da região que dispõe de UCCINCo, UCCINCa e UTI Neonatal.

No Alojamento Canguru, o Método Canguru (política pública nacional de atenção humanizada ao recém-nascido prematuro) é posto em prática, e o recém-nascido é colocado corpo a corpo com sua mãe, que o mantém aquecido.

É nesse contato de pele que a mãe pode ajudar no fortalecimento dos bebês. O método favorece o ganho de peso; reduz o tempo de internação, o risco de infecções e de mortalidade, aumenta o vínculo com a genitora e oferece estímulo ao aleitamento materno.

.
“A mãe, acompanhante do bebê prematuro, pode passar meses  dentro do hospital. Isso pode acarretar prejuízos  emocionais e psicológicos. Por isso, esse espaço de acolhimento para a Família foi criado, no intuito de promover o vínculo entre o  bebê e a sua família”, esclarece a psicóloga Ralliny Soares.

Para a médica do Alojamento Canguru, Dra. Flávia Guimarães, essa é mais um passo na assistência e cuidado com a família do bebê prematuro.

O Cantinho da família é um espaço criado dentro do setor reservado para recepcionar com privacidade e humanização a família do prematuro.

Anna Monteiro

Assessoria de Comunicação

Social Media

Related Posts