O dia 21 de setembro em Petrolina tem tripla importância para mim e mais dezenas de pessoas. Primeiro por que é o dia em que se comemora o aniversário de emancipação politica e administrativa da cidade que eu escolhi para viver e constituir minha família, segundo pelo fato de se tratar do dia mundial da árvore. E terceiro por ser o dia do radialista, apesar de ter sido mudado para 06 de outubro pelo presidente Lula, a maioria dos profissionais do rádio continuam comemorando em 21 de setembro. Mas nesta matéria vamos nos ater a falar de árvores.
Numa pequena área de apenas 2.200m2, eu plantei e cuido de pelo menos 67 árvores entre grandes e pequenas, sendo 26 nativas das especies: Imburana de cambão, Mandacaru de boi, Pata-de-vaca, Mulungu. Craibeira, Carnaubeira, Imburana de cheiro, Sete cascas, Ipê rosa, Ipê amarelo. Ipê branco, Imbuzeiro e Aroeira do sertão. As frutíferas são 27 das seguintes especies: 9 Coqueiros, 8 mangueiras, 01 Jaca, 2 Seriguelas, 1 Tangerina, 1 Laranjeira, Cajueiro, 2 Pinhas, 1 pé de café e 1 Carambola. O restante são exóticas para sombreamento das especies: 1 Eucalipto aromático, 1 Acácia amarela e 14 Nim Indiano.
No hemisfério sul, o dia 21 de Setembro marca a chegada da primavera, estação onde a natureza parece recuperar toda a vida que estava adormecida pelos dias frios de inverno. O Brasil carrega fortes laços com a cultura indígena que deu origem a este país, um deles é o amor e respeito pelas árvores como representantes maiores da imensa riqueza natural que o Brasil possui. Por esta razão, no Brasil o dia da arvore (21 de setembro) foi instutuido em 24 de fevereiro de 1965, através do Decreto Federal nº 55.795.
O projeto de lei PL-3 380/1961 visava a declarar o pau-brasil e o ipê-amarelo, respectivamente, árvore e flor Nacionais, mas este projeto não foi aprovado, conforme informa o site oficial da Câmara dos Deputados Pelos projetos de lei PL-2293/1974 e PL-882/1975, ambos arquivados na Câmara dos Deputados, tentou-se instituir o ipê como flor nacional do Brasil. Possivelmente por confundir o projeto de 1961, que não foi aprovado. Brasil. Pela Lei 6.607, de 7 de Dezembro de 1978, apenas o pau-brasil foi declarado árvore nacional do Brasil.
Mesmo assim, sem ter sido aprovado em Lei em 1961, o ex-presidente Jânio Quadros declarou a for do Ipê-amarelo com a flor simbolo do Brasil.
Parabéns petrolina pelos seus 118 anos de emancipação politica e administrativa;
Parabéns aos colegas radialistas pelo nosso dia;
Parabéns a todos os petrolinenses que gostam e respeitam as árvores de todos os portes e espécies.
Vitorio Rodrigues de Andrade
Radialista – DRT/PE nº 1540
Geógrafo/Educador ambiental
Blog do Banana