O que se tem acompanhado nos últimos tempos é uma verdadeira atrocidade contra docentes em todo o território nacional. O profissional liberal que antes era visto como um dos mais conceituados e respeitados pela sociedade hoje está passando por situações absurdas e sem solução dentro de espaços onde deveriam existir compartilhamentos de saberes. Resta a sociedade que a tudo assiste questionar: O que está acontecendo dentro dessas escolas? Como pode um ser humano agir de forma tão covarde contra um profissional que está ali para auxiliar as famílias no complemento da educação de seus filhos? Até que ponto a família pode cobrar da escola o que não oferece ao filho? Quando tudo isso irá parar? O que as autoridades estão fazendo para por um fim nessas agressões? Enquanto isso, o docente continuará a mercê desses valentões que se aproveitam da fragilidade de alguns para agredir e até matar?
Lamentavelmente, o que se pode fazer diante de tanta falta de respeito é esperar… esperar e esperar. Esperar que o Estado tome uma atitude e venha a punir severamente quem vem agindo de forma vil e criminosa. Ao professor restará o alento de que nem todos os seus alunos e familiares possuem uma má índole e que ao contrário daqueles querem crescer como cidadãos construtores de uma história baseada no amor ao próximo. O fato de que professores são agredidos, e mesmo mortos como aconteceu recentemente no país parece não comover tanto assim as pessoas. Aos estudiosos restará fazer uma minuciosa pesquisa e descobrir o que está afetando tanto alguns indivíduos e que vem acarretando tantas modificações em seus temperamentos.
Ressalta-se que, nada justifica essa violência contra esses profissionais ou contra qualquer outra pessoa, mas está na hora da justiça agir com mais rigor, do contrário, daqui a algum tempo, procurar-se-á um docente e não mais se encontrará porque a profissão professor está se tornando uma profissão de alto risco e mesmo com sua devida valorização profissional (que por ventura venha a acontecer) não será mais encontrado neste país. LAMENTAVELMENTE, SERÁ A REALIDADE, CASO CONTINUE NESSA PROPORÇÃO ABSURDA E SEM PUNIÇÕES.
CLARICE CAVALCANTE- Professora do Município de Petrolina
Blog do Banana