Espaço do leitor: Valério Coelho 302 anos – Gestos dos descendentes

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

20150303_105656

O leitor Cosme Cavalcante, envia artigo ao Blog para falar da festa que completa dois anos em 2015, homenageando Valério Coelho que deu origem as várias famílias sertanejas. Confira

Rememorando as comemorações pomposas do Tricentenário Valeriano em 2013 em Paulistana-PI, capitaneados pelo então governador Wilson Martins, que cercado de milhares de descendentes espalhados pela maioria dos estados brasileiros, teve ali um cerimonial da mais alta categoria, desde a concelebração do ato religioso – no qual foram apresentados os restos mortais de Valério Coelho em uma urna especial – a solenidade com outorga da mais alta comenda do estado do Piauí, antecedida pela colocação da pedra fundamental do memorial Valério Coelho que será erguido ao lado da igreja privilegiada, tendo como padroeira Nossa Senhora dos Humildes.

Uma multidão incalculável de descendentes foi recebida em confraternização pelo prefeito Didiu e a primeira dama D. Raimunda no receber com alegria momentos indeléveis da história do patriarca do sertão Valério Coelho.Agora através de gestos simples dos agradecidos, reconhecidamente honrados por novas presenças comprometidas, em perenizar todos os anos estas comemorações rememorando o grande desbravador dos sertões do Canindé e São Francisco.

Cosme Cavalcante – Arquitéto

Blog do Banana

Related Posts

1 comentário

Pedro Gomes da Rocha 3 de setembro de 2015 - 10:00

Obrigado Dr. Cosme Cavalcanti, O povoado de Cabloco como tambem o seu povo deve muito a voce , Eu tambem faço parte dessa historia, Sou Tetra neto de Tereza Vieira de Carvalho (Tereza do Jardim) isso me orgulha muito. Estou empenhado em conseguir alguma coisa de memoria para doação ao museu.
Um Abraço
Pedro Rocha

Responder

Deixe um comentário