Espaço público mal utilizado em Petrolina volta a ser tônica de discussão

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset
Projeto previa um Parque Municipal no Aterro Raso da Catarina
O que era para se tornar um espaço de esporte e lazer volta a ser alvo de reclamações dos moradores de um dos bairros mais populosos de Petrolina. Há 10 anos, o projeto de revitalização do Aterro Raso da Catarina está parado e o descarte irregular de lixo domiciliar prejudica a população da zona norte da cidade com o mau cheiro e o ressurgimento de insetos e animais peçonhentos.
O projeto de construção de um parque municipal iniciou anos atrás, com a transferência do lixo para um novo aterro, uma área a 30 quilômetros de distância da sede, na BR 407. A ideia era eliminar o transbordo do lixo do Raso da Catarina e transformar o local na espécie de um segundo pulmão da cidade, com espaços verdes (arborização) e equipamentos de esporte e lazer, mas até agora isso não aconteceu. A revitalização do local parou ainda no início de sua execução. Procurado pela equipe de reportagem do Blog do Banana para esclarecer sobre inviabilidade da obra, o ex-secretário de infraestrutura, Ricardo Rocha, explica que na gestão Lossio, foi feita a transferência do aterro, e o Raso da Catarina ficou preparado para a construção do parque, mas a gestão subsequente não deu andamento ao projeto. “Quando estive Secretário de infraestrutura de Petrolina, no governo Júlio Lossio, conseguimos fazer o novo aterro sanitário 30 km fora da cidade, eliminando o lixão Raso da Catarina e a arborização, campo iluminando iniciando a construção de um novo parque municipal no José e Maria, o segundo pulmão de Petrolina, (o primeiro é o Parque Josepha Coelho). Na mesma área, como se pode ver na planta, existe espaço para feira dos animais”, diz Ricardo Rocha.
O ex-secretário traz a tona mais uma vez o assunto para, segundo ele, reavivar a memória da gestão pública, para prosseguir com a obra. Ele argumenta que buscará entendimento com o Executivo e Legislativo para reativar a obra de construção de um parque verde no Raso da Catarina. “Vou buscar recursos junto a todos os deputados votados em Petrolina para que essa obra se torne realidade, isso vai favorecer toda a zona norte da cidade. Essa conquista é de todos”, acrescenta Ricardo Roca explicando que está mobilizando a sociedade para a retomada da obra.
O projeto arquitetônico apresentado por Rocha tem estacionamento, quadras esportivas, play ground, campo de futebol, espaço de conveniências, pista de cooper e de skate, anfiteatro, academia ao ar livre, sanitários masculino e feminino, fonte luminosa, pátio e um anexo para feira de animais.

https://www.instagram.com/reel/CsmPFh9J969/?img_index=1

Da Redação

Related Posts