Espécies da Caatinga são doadas para escolas municipais

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemAlunos do 5º ano do ensino fundamental da escola Zélia Matias, situada no Jardim Amazonas, zona oeste de Petrolina, tiveram uma manhã diferente nesta segunda: é que eles receberam a visita de membros do setor de Educação Ambiental da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA). Durante a visita, vinte mudas de espécies típicas da Caatinga foram doadas à unidade escolar. O intuito dessa iniciativa é contribuir para o processo de arborização da cidade, bem como estimular com que as crianças desenvolvam e vivenciem o conceito de preservação e conservação do Meio Ambiente.

Para a técnica pedagógica da secretaria de Educação de Petrolina, Elisabete Sá, a idéia de desenvolvimento sustentável deve começar na escola. “É uma parceria muito importante a que estabelecemos com a AMMA, porque a gente sabe que cuidar do Meio Ambiente é dever de todos. Cada um pode contribuir e quando os esforços são somados, os resultados tendem a ser mais propositivos. E trabalhar com crianças é fundamental nesse sentido, porque elas replicam dentro de suas casas, com seus amigos, enfim, de uma maneira muito mais rápida, além de se tornarem adultos mais conscientes”, pontua.

Apesar da pouca idade, o pequeno Lucas Almeida,10, já conhece de perto a lição de que cada um tem que ajudar a preservar o meio ambiente. Na sua turma do 5º ano, é um dos mais falantes e mais interessados em divulgar as ações positivas para ajudar a Natureza. O que aprendeu na escola já levou para casa, onde mantém uma horta suspensa. “Eu aprendo como cuidar do Meio Ambiente, como não sujar, não poluir. Tudo isso eu converso na minha casa. Essas árvores que a gente planta, por exemplo, ajudarão muito no ar mais puro para a gente respirar. Acho que todo mundo devia se preocupar com isso”, destaca.

A professora Glecineide Alves, que já desenvolve trabalhos voltados para a sustentabilidade junto às turmas que leciona, aprova a iniciativa da doação de mudas. “É impressionante como as crianças se engajam no projeto. Hoje a gente já nota que elas estão mais conscientes com relação a preservação de rios, matas, animais. Elas mesmas se fiscalizam quanto à colocação do lixo no local correto. Já trabalham na horta suspensa, que fica ao lado da sala de aula. Já se sentem responsáveis também pelo desenvolvimento sustentável. Em 2015 vamos aprofundar ainda mais as temáticas voltadas ao meio ambiente”.

Além da escola Zélia Matias, mais nove unidades de ensino do município, das zonas urbana e rural, vão receber ainda nos próximos dias, vinte mudas produzidas no Viveiro municipal. Cada escola recebe vinte mudas. “Temos satisfação em fazer essas doações porque a gente sabe o quanto está contribuindo para o processo de arborização da cidade. Isso significa que estamos prospectando mais qualidade de vida para quem aqui mora. Durante as entregas das plantas, explicamos que tipo de espécie estamos doando, quais os cuidados para a manutenção e, consequentemente, quais os passos para que a planta cresça saudável”, enfatiza o coordenador de programas da AMMA, Didi Cavalcanti.

“Ficamos felizes em estabelecer essa parceria, contribuir no processo de arborização da cidade, preservar o Meio Ambiente e melhorar a qualidade de vida de quem mora nesta região. A gente espera que exemplos como estes possam replicar ainda mais, para que a cidade seja cada vez mais viável no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável”, destaca o diretor presidente da AMMA, Gleidson Castro.

ASCOM AMMA

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário