Espetáculo homenageia centenário de Ana das Carrancas, em Petrolina (PE)

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

A cidade de Petrolina recebe no dia 15 de setembro o espetáculo teatral “A Dama do Barro”, produzido pela Cia 1º Ato. A peça conta a trajetória da ceramista e escultora pernambucana Ana das Carranca e será apresentada para o público em geral no Teatro Dona Amélia às 20h. A entrada é gratuita. A retirada dos ingressos pode ser realizada de 12 a 15 de setembro, das 8h às 11h e das 14h às 16h.

Ana Leopoldina dos Santos, a “Ana das Carrancas”, nasceu em Ouricuri (PE) no ano de 1923 e ficou popularmente conhecida em Pernambuco pelas carrancas que produzia como artesã. Para homenagear essa importante figura feminina, o espetáculo “A Dama do Barro” celebra o centenário de nascimento da artista que teve o barro como o seu principal instrumento de trabalho.

A Cia 1º Ato atua no Vale do São Francisco há mais de 30 anos e já presenteou a região com diversas produções artísticas e culturais. A criação desse novo espetáculo teve como foco inicial apresentar a história de Ana das Carrancas para estudantes dos ensinos fundamental e médio da região. No entanto, o grupo optou por abranger, também, a comunidade petrolinense em geral em uma apresentação única.

Na peça, a personagem de Ana das Carrancas é interpretada pelo ator e diretor da Cia 1º Ato, Devilles, também responsável pela criação e execução do projeto desde o início.

“Me veio o insight de fazer o espetáculo pelo centenário, pela importância da artista. Procuramos o livro, que inspirou o nosso roteirista a criar o texto. Entramos em contato com a família, com o pessoal da Fundação Ana das Carrancas e comecei um workshop de preparação para incorporar a personagem”, disse.

“A Dama do Barro” é uma produção teatral baseada no livro de mesmo nome, escrito pelo jornalista e professor Emanuel Andrade e lançado em 2007. A obra conta toda a história da artesã.

Serviço:

Espetáculo: “A Dama do Barro”
Data: 15 de setembro
Local: Teatro Dona Amélia
Horário: 20h
Entrada: gratuita (é necessário apresentar RG no momento de retirada do ingresso).

Related Posts