Agora é lei. Celebrando a Arte Transformista e a Diversidade o Teatro de Revista, o espetáculo Victor-Victória idealizado pelo produtor cultural Geraldo Pontes foi elevado à categoria de Patrimônio Público Imaterial da cidade de Juazeiro.
O projeto de autoria do vereador Dionísio Gomes (PDT), aprovado em junho pela Câmara Municipal, foi sancionado pela Gestão Municipal. Para Geraldo Pontes a sanção da lei é o reconhecimento de muitos anos de trabalho com a arte em Juazeiro. “É um reconhecimento de um trabalho iniciado a mais de 30 anos e agora como lei, todo ano vamos ter o espetáculo, para nós é uma grande vitória”, declarou Geraldo.
Com a sanção da Lei, o espetáculo foi instituído no calendário de eventos culturais do município e será realizado todos os anos, no mês de maio, no terceiro sábado do mês, quando será comemorado o Dia Municipal do Teatro de Revista Victor-Vitória.
De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan, os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito, entre outras definições, às formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas, transmitidas de geração a geração, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana.
Da Redação