Para discutir estratégias voltadas à saúde mental para estudantes na formação acadêmica, a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio da Coordenação Pedagógica (CP), realizará no dia 19 de abril a oficina “Estratégias para não Enlouquecer na Graduação”. A oficina irá acontecer virtualmente, às 19h, pelo Google Meet. A atividade é aberta para todos os estudantes de graduação da Univasf.
O facilitador da oficina será o psicólogo Marcos Martins. Na atividade, serão discutidos assuntos relacionados à conciliação da saúde mental com as exigências do ensino superior, além de estratégias que podem auxiliar o discente com as adversidades na universidade. A ação faz parte das atividades da Coordenação Pedagógica que visam discutir temas de relevância para os estudantes de graduação da Univasf, como o projeto “TCC é realmente um bicho de sete cabeças?”. Os discentes interessados podem acessar a oficina através deste link.
Segundo a psicóloga da CP, Edna Rodrigues Santos Porto, é muito comum ouvir queixas dos estudantes relacionadas à pressão, às exigências e às dificuldades de conciliar vida social, familiar com os estudos na universidade. “Muito se fala em saúde mental no ensino superior e de como em muitas situações há uma naturalização do sofrimento psíquico ao longo da trajetória acadêmica. Essa ação irá oportunizar aos estudantes um espaço de reflexão sobre autocuidado, para que eles possam enxergar que é possível lidar de maneira mais saudável com os processos e exigências”, pontua.