Estudante baiano de 14 anos ganha medalha de ouro em torneio internacional de matemática

A família de Rafael é de Dormentes em Pernambuco

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Um baiano de Salvador conquistou a medalha de ouro em uma das categorias da rodada global da Olimpíada Copernicus de Matemática, realizada em Nova Iorque. A competição tem apoio da Universidade de Columbia, instituição de ensino superior dos Estados Unidos.

A família  de Rafael Assis Melo, de 14 anos, tem origem em Dormentes, no Sertão pernambucano, o garoto estuda em um colégio particular de Salvador e já participou de várias competições de matemática, sua matéria preferida na escola.

Apesar de já ter participado de torneios internacionais, essa foi a primeira vez que o baiano viajou para fora do país para competir. Em muitos dos campeonatos estrangeiros, as provas são aplicadas em diversos países ao redor do mundo para que mais estudantes possam participar.

Em Nova Iorque, a competição aconteceu entre 14 e 18 de julho, na Universidade de Columbia. A instituição de ensino é bastante renomada nos Estados Unidos e no mundo, tendo como um dos ex-alunos o ex-presidente do país, Barack Obama.

 

Related Posts