107
Adriel Cavalcanti, estudante do curso de Ciência da Computação da Facape, criou como atividade curricular, um aplicativo que tem como função conectar doadores a causas voluntárias. Segundo o estudante, o app “Doecom”, a ideia de construir a plataforma surgiu da necessidade de fortalecer e facilitar o processo de doação para a sociedade no Vale do São Francisco. A plataforma tem sua utilização inteiramente gratuita e está disponível no ambiente da internet, acessando https://doecom.netlify.app/.
As causas voluntárias disponíveis são catalogadas de maneira intuitiva de acordo com a localidade mais próxima do dispositivo de acesso. O internauta pode fazer a doação diretamente pela plataforma. “Qualquer pessoa com interesse em fortalecer as causas locais pode realizar tais ações através da plataforma. Sendo um intermediador entre as causas voluntárias e doadores locais, o Doecom torna o processo de doação online mais intuitivo e ágil para ambas as partes, ocorrendo, como consequência direta, uma maior incidência de doações recorrentes e o fortalecimento das instituições voluntárias regionais”. Explica o estudante criador do aplicativo, Adriel.
O curso de Ciência da Computação da Facape, prepara os estudantes para projetos como aplicativos e sites, em disciplinar como interface homem e computador, engenharia de Software e projetos e sistemas. Para a coordenadora da graduação, Cynara Carvalho, essas atividades curriculares abrem portas para os estudantes. Adriel já está no mercado de trabalho a partir de um estágio na sua área de conhecimento e atua numa empresa de tecnologia. “É um projeto de sala de aula que ele levou pra vida. Isso sempre é estimulado no nosso curso. Queremos sempre romper as barreiras da academia para a sociedade. Surgem sempre projetos para a Facape, para famílias e para empresas da nossa região.” Completou Cynara.