O município de Petrolina celebra mais uma nova conquista de seus jovens talentos da Rede Municipal de Ensino. A boa notícia é que o Projeto de Lei que cria uma data nacional de combate ao ‘Capacitismo Escolar’, foi desenvolvido pelo aluno da Escola Municipal Nossa Senhora Rainha dos Anjos (CAIC), Elton Cauã Mota, e teve destaque no programa Câmara Mirim 2023. O termo capacitismo refere-se ao preconceito e discriminação baseados na capacidade das pessoas, sendo dirigidos principalmente a pessoas com alguma deficiência, que muitas vezes costumam ser vistas por alguns como incapazes e inadequadas, em comparação com um referencial definido como perfeito.
O programa Câmara Mirim é promovido pelo Plenário da Câmara dos Deputados e visa incentivar a participação política e cidadã de crianças e adolescentes, do 6° ao 9° dos anos finais do Ensino Fundamental, de todo o Brasil. Essa ação também proporciona aos estudantes, a oportunidade de elaborar projetos de lei e discutir em um ambiente simulado do Congresso Nacional. De acordo com o professor de Português da unidade de ensino, José Eduardo Moreira, o destaque do projeto não foi apenas pela qualidade da proposta, mas também pelo comprometimento do aluno, professores e coordenação da instituição.
“Esse projeto visa cultivar nos estudantes o apreço pela política e vida pública, além de fortalecer os fundamentos da democracia. Nossa intenção é empoderar nossos jovens para que eles possam entender e transformar positivamente o ambiente em que vivem. A Escola Nossa Senhora Rainha dos Anjos e a cidade de Petrolina se orgulham desse jovem talento que está demonstrando não apenas dedicação, mas também a capacidade de moldar um futuro melhor por meio da política e da participação cidadã ativa”, enfatizou o professor José Eduardo.
Entusiasmado com o reconhecimento, o estudante Elton Cauã, que tem 13 anos, compartilhou sua alegria em trabalhar em um projeto de lei tão significativo. Ele enfatizou a honra de ter sido selecionado e compartilhou suas expectativas para o impacto positivo que o projeto pode ter na sociedade. “Estou animado para contribuir para a mudança e para a construção de um futuro mais inclusivo”, finalizou Elton.