Estudantes criam liga acadêmica de neuropsicologia

Por Ricardo Banana
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Campo da neurociência e psicologia tem se destacado na atuação do desenvolvimento humano atípico 

Entender a relação entre cérebro e comportamento humano é objetivo da neuropsicologia, ciência interdisciplinar que associa os conhecimentos da psicologia e neurociência. O campo ainda é pouco explorado na cidade de Petrolina e foi pensando nisso que estudantes do curso de Psicologia da UNINASSAU Petrolina, criaram a Liga Acadêmica de Neuropsicologia (LANPsi) para atuar no vale do São Francisco.

A coordenadora do curso de Psicologia da UNINASSAU, Samara Oliveira, destaca que “a área de neuropsicologia tem sido muito importante para trabalhar com o desenvolvimento humano atípico com pessoas com, por exemplo, espectro autismo, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)”. Os alunos são orientados pelos professores Denise Almeida (psicóloga e doutora em Psicologia Cognitiva) e Victor Hugo (enfermeiro sanitarista e mestre em Educação).

A aluna do 4º período e diretora de pesquisa da LANPsi, Cíntia Pires, compartilha os objetivos e anseios da iniciativa. “A ideia é aprofundar os estudos da neurociência e da psicologia, encorajar a investigação e aperfeiçoamento da temática, promovendo atenção à saúde. Queremos promover workshops, seminários, cursos, debates, e, assim, movimentar o vale do São Francisco com essa importante especialização ainda pouco explorada na região”, conta.

Samara acrescenta que “as ligas acadêmicas são uma oportunidade de experienciar, de ter contato mais aprofundado com umas das áreas da psicologia, além de desenvolver competências como proatividade, autonomia, conhecimento técnico no assunto trabalhado”.

As ligas acadêmicas se desenvolvem a partir do tripé acadêmico – ensino, pesquisa e extensão – e ajudar a promover o senso crítico e raciocínio científico do estudante, agregando valor e ampliando seu conhecimento. Hoje, o curso de psicologia da UNINASSAU ainda conta com outras duas ligas focadas nas áreas de desenvolvimento infantil e interdisciplinar (nutrição e psicologia).

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