Os estudantes do curso de Ciência da Computação, da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE), Hudson Philipe Oliveira, Marcelo Macedo, Janderson Romário e Luciano Lopes, foram selecionados para participar do programa Ciência sem Fronteiras, na Universidade de Santiago de Compostela (USC), na Espanha.
A chamada do programa Ciência sem Fronteiras específica para Institutos contemplou os quatro estudantes da FACAPE que fazem parte do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Engenharia de Software (INES), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o qual a FACAPE possui dois subprojetos.
Para o professor da FACAPE e coordenador do INES, Ricardo Amorim, as novas experiências adquiridas pelos estudantes nesse intercâmbio vão contribuir com a Instituição quando voltarem. “Eles estão em um dos melhores centros de ensino e pesquisa em matemática e computação do mundo, e poderão aprender muita coisa diferente e levar o nosso conhecimento para lá também. E quando voltarem vão disseminar para os colegas o que aprenderam”, afirma Amorim.
Na temporada que ficarão na USC, os estudantes vão cursar algumas disciplinas de computação e desenvolverão atividades no Centro Singular de Investigación en Tecnoloxías da Información (CITIUS), um centro de pesquisa de qualidade e excelência reconhecido internacionalmente, com o qual a FACAPE mantêm um convênio de colaboração. No CITIUS, tanto os estudantes quanto os docentes do curso de computação da FACAPE se beneficiarão com este convenio. Como é o caso do professor Thomas Rabelo que fará o doutorado a partir de uma pesquisa alinhada com os trabalhos desenvolvidos pelo INES. Já os estudantes farão estágio em empresas e desenvolverão os Trabalhos de Conclusão de Curso.
“Com essa nova experiência, vamos obter mais conhecimentos na nossa área e com esse novo aprendizado poderemos contribuir ainda mais com a FACAPE, quando voltarmos do intercâmbio. Além de conhecer mais sobre a cultura da Espanha e aumentar nosso networking”, relata o estudante Luciano Lopes.
Um dos quesitos pelo qual Luciano se destacou e foi um dos selecionados para participar do Programa, foi a sua criação de um programa gratuito online para gestão de micro e pequenas empresas, o SkyErp que funciona independente do sistema operacional utilizado pela empresa (Windows, Linux e Mac OS). O sistema é de simples manuseio e o usuário pode acessá-lo a qualquer hora e lugar.
ASCOM/ FACAPE
Blog do Banana